Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Tecnologia Quarta-feira, 03 de Março de 2010, 09:12 - A | A

Quarta-feira, 03 de Março de 2010, 09h:12 - A | A

Trocas com pedidos de portabilidade numérica de telefones no Estado somam 63 mil em um ano

Marcelo Eduardo - Capital News

Completado exatamente um ano de criação do serviço de portabilidade numérica dos celulares e telefones fixos, Mato Grosso do Sul apresentou registro de 63 mil solicitações atendidas. O levantamento foi apresentado no dia do aniversário do programa, segunda (1º), Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).

Quem desejar pode trocar de operadora e continuar com o mesmo número da anterior. Isso, facilita quanto aos contatos, evitando transtornos de avisar colegas ou clientes, por exemplo.

A implantação plena começou em 2009, mas o seu início foi em setembro do ano anterior. Desde esta data, foram 85 mil pedidos. Segundo a entidade nacional, 49 mil são de telefonia móvel e 35 mil de fixa. Então, 22 mil ficaram sem atendimento.

O serviço foi implantado em 14 etapas: DDDS 14 e 17 (SP), 27 (ES), 37 (MG), 43 (PR), 62 (GO), 67 (MS) e 86 (PI), e nos DDDs do Brasil em 2 de março do ano seguinte. 53 (RS), 64 (GO), 66 (MT), 91 (PA) e 11 (SP) foram os últimos a serem contemplados.

A partir do dia 12, as operadoras serão obrigadas a transferir o número em, no máximo, três dias úteis. Por enquanto, a obrigatoriedade é de que o atendimento esteja concretizado em cinco dias úteis.

Para o usuário que quiser o serviço, a ABR Telecom pede que ele procure a operadora que deseja mudar e pedir a permanência do número. Esta nova operadora, deve fornecer a ele, no momento do novo registro, um número de protocolo para ele acompanhar o processo. Mas, o serviço só é válido para a área de abrangência do mesmo DDD.

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS