Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Tecnologia Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2010, 10:26 - A | A

Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2010, 10h:26 - A | A

Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados que possuem mais celulares que habitantes

Ana Maria - Capital News

Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados que possui mais celulares que habitantes, com ele está também o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e, desde dezembro, Rio Grande do Sul. Além disso, o Brasil tem a segunda maior tarifa cobrada por telefonia celular do mundo. Fatos comprovados pelo levantamento da consultoria europeia Bernstein Research, publicado hoje (8) no jornal Folha de São Paulo.

A tarifa de custo mínimo da ligação de telefone celular no Brasil só perde para a África do Sul. O motivo desse preço elevado é que o governo brasileiro exige os impostos e não dão o braço a torcer para diminuí-los ou suspendê-los, e as empresas de telefonia, por sua vez, não querem diminuir o valor extra cobrado por minuto em ligações para a concorrência.

A média que o consumidor brasileiro paga por minuto é de R$ 0,45, segundo o levantamento, isso em chamadas locais para celulares da mesma operadora. Mas, para operadoras diferentes, esse valor passa de R$ 1. A carga tributária, em média, é de 42% do preço por minuto ao consumidor. O setor diz que é uma das cargas mais pesadas do mundo.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que já contratou uma consultoria especializada para ajudá-la a definir o modelo de custo dos serviços prestados pelas operadoras móveis. O trabalho deverá ser concluído em 18 meses.

Dados de crescimento

No último dia 19, a Anatel informou que 23,3 milhões celulares foram adquiridos em 2009, um crescimento de 15,4% no setor. Resultado melhor que em 2008, quando os brasileiros adquiriram 29,6 milhões de novos celulares.

No Brasil há densidade de 0,9 celular por pessoa. Só em dezembro, melhor mês do ano para o setor, houve um incremento de 4,2 milhões.

A região Norte é a que mais avança na relação de celulares por habitante. O crescimento de teledensidade na região em 2009 foi de 21,27%. Enquanto isso, a região Sudeste registrou crescimento de 16,39%. (Com informações da Folha de São Paulo)

Por: Ana Maria Assis (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 20/08/2009 - 13:43
  MS rompe barreira de um celular por habitante

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS