Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Tecnologia Sexta-feira, 16 de Abril de 2010, 07:00 - A | A

Sexta-feira, 16 de Abril de 2010, 07h:00 - A | A

Internet é a 3ª maior mídia do mundo

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Segundo um estudo realizado pela Zenith Optimedia, a internet é a terceira maior mídia do mundo, ficando a frente das revistas e tendo uma aproximação maior com os jornais. A web atraiu US$ 55 bilhões de investimentos em todo o mundo e, com isso, é dona de 12,6% do bolo publicitário, ficando atrás apenas dos jornais, com 23,1% e da televisão, com 39,4%. As revistas estão agora em quarto lugar, com 10,3%.

A projeção é de que em 2012, ano no qual deverá atingir o share de 17,1%, a internet se aproxime dos jornais, que deverão contar com 19,4% dos investimentos. Lá, a internet deverá atrair investimentos de US$ 83,9 bilhões, contra US$ 95,4 bilhões dos jornais e US$ 199,7 bilhões da televisão – que deverá ter participação de 40,6%, um pouco superior à atual. A Zenith também prevê um crescimento do mercado publicitário de 2,2% em 2010 na comparação com 2009, ano que teve uma queda próxima a 10%. A expectativa é que os investimentos cheguem à US$ 456 bilhões em todo o mundo neste ano e que, para os anos seguintes, o mercado cresça mais 4,1% em 2011 e outros 5,3% em 2012.

Dividindo o estudo por regiões, a América Latina figura como destaque, que após um ano registrando o crescimento irrisório de 0,4%, 2010 promete uma alta de 9,3%, o que representa a movimentação de cerca de US$ 33 bilhões, com possibilidade de chegar a US$ 38 bi em 2012. A América do Norte é a região que passa por mais dificuldades, e a publicidade dos Estados Unidos deverá fechar com receitas abaixo de 2009, cerca de 2% menos.

O mercado europeu deverá crescer 0,4%, enquanto a Ásia subirá na casa de 5,9%. Se o Japão for retirado da lista asiática, o índice salta para 10%, o que colocaria a região como a melhor de 2010. Em um estudo anterior, a empresa apontou a possibilidade de crescimento mundial de apenas 0,9%, portanto esse é o segundo relatório consecutivo com revisão para cima, após 18 meses revisando para baixo as expectativas.

Estatísticas, dados e projeções atuais sobre a Internet no Brasil:

67,5 milhões de internautas segundo o Ibope/Nielsen em dezembro de 2009. Em setembro eram 66,3 milhões. Ou seja: em apenas 3 meses surgiu 1,2 milhão de novos brasileiros e brasileiras com mais de 16 anos na internet. O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet. Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet.

Internautas ativos

27,5 milhões acessam regularmente a Internet de casa, número que sobe para 36,4 milhões se considerados também os acesso do trabalho (jul/2009). 38% das pessoas acessam à web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente.

Segundo Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope//NetRatings, "o ritmo de crescimento da internet brasileira é intenso. A entrada da classe C para o clube dos internautas deve continuar a manter esse mesmo compasso forte de aumento no número de usuários residenciais", dados atualizados até dia 31/03/2010.

(Fonte: Zenith Optimedi / Ibope/Nielsen)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS