A campanha de vacinação contra a poliomelite começa neste sábado (12) em todo Brasil e somente em Campo Grande pretende vacinar ao menos 95% das 61 mil crianças de zero a quatro anos de idade. Em Mato Grosso do Sul, das 206.035 crianças menores de cinco anos, 195.733 devem ser vacinadas. A meta em todo País é de imunizar 15.462.013 crianças nessa faixa etária.
Essa é a primeira etapa da vacinação e a segunda fase já está marcada para o dia 14 de agosto.
Segundo o Ministério da saúde, o principal objetivo é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.
Por conta da Copa, a campanha deste ano tem o slogan “Vacinou, é gol” e o Zé Gotinha vai vestir a camisa da seleção brasileira. Desde 1989, o Brasil não registra nenhum caso da doença, mas ainda existe o risco da doença vir de um país estrangeiro.
Serão disponibilizadas cerca 24 milhões de doses para esta primeira fase, e mais 24 milhões para a segunda, em agosto. Serão mobilizados 350 mil profissionais e 42 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. A meta é imunizar, na primeira etapa, 95% das crianças menores de cinco anos, ou 14,6 milhões.
Lucia Morel - Capital News