Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025


Saúde Sexta-feira, 04 de Outubro de 2013, 08:45 - A | A

Sexta-feira, 04 de Outubro de 2013, 08h:45 - A | A

Saúde Indígena não tem estrutura no Estado, afirma presidente da Sesai

Gabriel Kabad - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Fernando da Silva Souza, disse na quinta-feira (3) aos deputados estaduais, durante oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde, promovido pela Assembleia Legislativa, que a entidade não é ouvida pela coordenação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), e que as prioridades dos povos no Estado não são levadas em consideração. “Para visitar as aldeias, vou no meu veículo e pago as despesas com recursos próprios.”

Souza esclareceu aos deputados que as prioridades dos povos indígenas não são levadas em consideração pela atual gestão da Sesai. “No papel tudo está muito certo, mas a realidade é bem diferente nas aldeias. Faltam remédios, equipamentos médicos, veículos, entre outros”, salientou.

Sesai

Os parlamentares ouviram também o Coordenador da Secretaria Especial de Saúde Indígena Nelson Carmelo, o qual destacou que este ano a entidade receberá R$ 21 milhões. “Os recursos são insuficientes. É preciso [também] aumentar o número de servidores, principalmente na área administrativa, pois muitos processos ficam parados por falta de pessoal e isso acaba atrasando o andamento das ações”, disse.

Conforme Nelson Carmelo, a Sesai foi criada há pouco tempo e o sistema de atendimento à saúde ainda é muito burocrático.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS