O impasse do salário dos trabalhadores de enfermagem da Santa Casa de Campo Grande já foi resolvido. Os proventos foram depositados às 12h10 desta quinta-feira (10). A paralisação das atividades está descartada, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Siems), Lázaro Santana, mas a Junta Administrativa do hospital ameaça demitir mais de 400 trabalhadores.
“Devido ao atraso dos salários, os trabalhadores cogitaram a possibilidade de paralisação”, explicou Lázaro. Mas o movimento não chegou a ocorrer. Na manhã desta quinta-feira (10), cerca de 400 trabalhadores, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, se reuniram em assembleia com o sindicato, em encontro que durou pouco mais de uma hora, para procurar a resolução no atraso dos salários de dezembro.
Na reunião, eles chegaram a levantar a hipótese de parar o atendimento como forma de protesto. Mas a ação iria ser confirmada em uma segunda assembleia que estava marcada para às 12h30 desta quinta. Como os salários dos trabalhadores foram depositados antes, nada foi feito.
Entretanto, o Siems se reuniu com a administração da Santa Casa e a chefia do hospital ameaçou demitir todos os funcionários que participaram do movimento trabalhista com o sindicato. “Estivemos com a junta da Santa Casa e eles afirmaram que vão demitir que participou da reunião. Os chefes dos enfermeiros mandaram eles baterem o ponto [de controle de horário] e irem embora para casa”, contou o presidente da Siems.
Lázaro ainda explicou que, antes da possível demissão em massa, os funcionários sofreriam punições da administração do hospital. “Eles disseram que vão descontar o dia de trabalhao de quem participou da assembleia”, acrescentou.
Dos 1.072 trabalhadores de enfermagem do maior hospital de Mato Grosso do Sul, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, mais de 400 correm o risco de serem despedidos, de acordo com informações de Lázaro. A demissão em massa poderia ocorrer porque os trabalhadores deixaram de comparecer ao serviço para se reunirem em assembleia com o sindicato da categoria.
Conforme explicou o Siems, os salários dos enfermeiros estavam atrasados desde o dia 8.
A reportagem do Capital News entrou em contato com a assessoria de imprensa da Santa Casa, mas ainda não obteve resposta sobre o ocorrido.
