Aumentar o contato entre mãe e filho, orientá-la quanto ao tratamento da criança prematura, passar segurança e proporcionar conforto para que a nova mãe possa se sentir preparada e tranquila para amamentar seu neném adequadamente. Esses são os objetivos da nova Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (CINCa), inaugurada na manhã desta sexta-feira (06), na Santa Casa de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
O chefe da Pediatria Neonatologista, José Mendes, explica que o espaço era necessário, uma que vez que os bebês prematuros, que já não apresentam nenhum agravante no quadro clínico além do baixo peso, tem que ficar no mesmo ambiente que bebês que ainda não estão estabilizados, correndo o risco de serem contaminados novamente.
“Nós não tínhamos um ambiente para aquela mãe que desejar amamentar seu filho exclusivamente no seio, e essa nova enfermaria vai Sr exclusivamente para isso: Gerar autonomia alimentar a criança para que ela ganhe o peso necessário antes de ir para casa”.

..
Foto: Deurico/CapitalNews
O neonatologista também explicou que as novas vagas, quatro no total, não irão solucionar os problemas de vagas na UTI neonatal e na Unidade Intermediária, onde as crianças ficam depois que saem da UTIN até terem alta, mas vai aliviar um pouco.
“A quantidade de leitos no centro pediátrico está defasada. Há tempos estamos solicitando mais vagas, mas não conseguimos nada. Há 10 anos nós tínhamos dez leitos na nossa UTIN, agora só temos oito. Na intermediária, que é onde mais precisa, pois tem crianças que ficam meses aqui, são apenas onze vagas. A população da cidade dobrou e nosso número de leitos continua igual”.
Roberto Madid, Superintendente da Santa Casa, explicou que o hospital tem projetos para fazer reformas e ampliações, mas que estão dependendo da liberação de verba federal.

..
Foto: Deurico/CapitalNews
A consultora da área da criança do Ministério da Saúde, Fátima Scarcelli, comentou que a Unidade Canguru faz parte de uma proposta do Ministério, que não deve ser liberado do hospital um paciente e um familiar que não saiba como lidar com uma situação diferenciada, como é o caso de bebês prematuros de baixo peso.
“Quando uma mulher está numa gestação de alto risco ela já tem toda uma preocupação, daí aquele bebê que ela recebe não é o bebê que ela estava esperando. É um bebê que veio com baixo peso, prematuro, às vezes com sequela, então é um universo diferente que ela precisa aprender como cuidar desse bebê”.

..
Foto: Deurico/CapitalNews
Fátima ainda acrescenta que os novos leitos podem contribuir para a diminuição da mortalidade infantil, porque além de preparar as mães para cuidarem de seus filhos prematuros, eles irão liberar vagas no UNCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Neotanal Convencional), assim consequentemente na UTIN também.
Paloma da Silva, mãe dos pequenos Ícaro e Pamela, de pouco mais de dois meses de vida, que passaram 50 dias UTIN e desde então estão na Unidade Intermediária, explica a situação é muito complicada, porque além de ter que conviver com as dificuldades que seus filhos estão tendo para superar os problemas do nascimento, ela ainda precisa lidar com o desconforto do ambiente, que não é preparado para acolher as mães de forma adequada.


..
Foto: Deurico/CapitalNews
Emanuelli Rodrigues, mãe de Sofia, que nasceu com 31 semanas, no dia 28/01, devido aos problemas de pressão da mãe, será o primeiro bebê a usar a nova enfermaria.

..
Foto: Deurico/CapitalNews
As duas devem mudar de quarto no domingo (08), quando acaba a medicação de Sofia e ai só precisará atingir o peso. Hoje, Sofia está com 1,535 kgs. Para ir para casa ela precisa de pelo menos 2 kgs.
Sobre os repasses atrasados, equivalentes a janeiro deste ano e alguns valores ainda de 2014, que segundo o superintendente já somam quase 12 milhões, Madid informou que o presidente da Santa Casa, Wilson Levi Teslenco, esteve reunido com o prefeito Gilmar Olarte e o secretário de saúde do município, Jamal Salen, na manhã desta sexta-feira. A assessoria ainda não soube informar o resultado da reunião.

..
Foto: Deurico/CapitalNews


..
Fotos: Deurico/CapitalNews