Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 14 de Setembro de 2026


Saúde Sábado, 26 de Abril de 2014, 10:09 - A | A

Sábado, 26 de Abril de 2014, 10h:09 - A | A

Jovens recolhem assinaturas para criação de Centro de Transplante de Medula Óssea

Samira Ayub e Tahís Bett - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Ele nasceu trazendo alegria para toda uma família. Mas, o pequeno Timóteo, que ficou conhecido pelo sorriso cativante, trouxe algo maior: a motivação para uma campanha urgente para a construção de um Centro de Transplante de Medula Óssea (CTMO), no Estado. Neste sábado (26), jovens do grupo Amigos do Timóteo estão na Santa Casa de Campo Grande recolhendo assinaturas para um abaixo-assinado solicitando a criação de uma unidade hospitalar que pode salvar vidas em todo o Mato Grosso do Sul.

Jovens de igrejas evangélicas da Capital se reuniram na manhã de hoje para mobilizar a população para a doação de sangue e cadastro no banco de medula óssea. A campanha teve início às 7h30 e até às 9h já havia sido atendidos 72 pessoas, na recepção da Santa Casa.

Saiba mais:
Morre o bebê Timóteo que mobilizou o país para conscientização de doação de medula óssea

A iniciativa do recolhimento das assinaturas partiu de uma amiga da família do bebê, que não resistiu à doença rara e acabou morrendo na última segunda-feira (21). Diuliana Sampaio soube da mobilização dos jovens da Igreja Universal do Reino de Deus e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e levou o abaixo-assinado para a Santa Casa.

Clique na imagem para acessar a galeria
Amiga da família do menino Timóteo, Diuliana doa seu tempo ajudando à causa
Foto: Deurico/Capital News

Segundo Diuliana, na página Amigos do Timóteo no Facebooka família disponibilizou uma versão do abaixo-assinado para impressão.

Aos 27 anos, Daiane Nascimento doa sangue pela primeira vez. A jovem conta que desejava fazer esse gesto de solidariedade, porém, não encontrava tempo para fazer a doação. Hoje, aproveitou a manhã para efetuar a doação de sangue e o cadastro para doação de medula.

Clique na imagem para acessar a galeria

Daiane Nascimento se prepara para o cadastro como doadora de medula óssea
Foto: Deurico/Capital News

A campanha segue ao longo do dia, na recepção do hospital.

Timóteo: Terceiro filho do casal Diego Aydos Recena e Ana Paula Rodrigues, Timóteo nasceu com uma doença rara que afeta o sistema imunológico, a linfoshistiocitose hemofagocítica.

A doença foi diagnosticada aos 28 dias de idade do bebê. Familiares e amigos deram início a uma campanha de doação de medula óssea, única chance de sobrevivência para o menino, porém, as dificuldades encontradas durante a campanha levaram á família a mobilizar a população e sensibilizar o Poder Público para a construção de um CTMO e de um Banco de Cordão Umbilical Público, cujo valor não deve passar de R$ 2 milhões. 

Clique na imagem para acessar a galeria

Até as 9h00, mais de 70 pessoas ja haviam passado pelo Hemocentro da Santa Casa
Foto: Deurico/Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS