Durante a realização da abertura oficial do “Dia D” de vacinação contra a gripe, na manhã deste sábado, no posto UBS Márcia Guedes Sá Earp no bairro Nova Lima, o secretário municipal de saúde, Jamal Salem destacou a situação da saúde no município e as “ações emergenciais” em busca da contenção de gastos na administração de Campo Grande.
Deurico Ramos/Capital News
Secretário de saúde, Jamal Salem fala sobre contenção de gastos e situação da saúde em Campo Grande
“Eu acredito que as coisas devem melhorar em breve, temos que fazer uma economia de 1 milhão e 200 mil reais para tentar equilibrar as contas. Estamos já readequando a questão da Santa Casa, repassando uma parte de“4 milhões e pouco” e na segunda-feira (11) será repassada a diferença que falta para que os salários sejam pagos normalmente. Tivemos algumas mudanças no contrato e por conta disso o restante será passado posteriormente. Renovamos o contrato com a Santa Casa por 30 dias, vai ser feita uma comissão mista com a Sesau e a Secretaria Estadual de Saúde procurando fazer o levantamento dos gastos, os serviços oferecidos e irão apresentar um relatório em 20 dias para o município e o Estado. Eles querem saber exatamente como está sendo gasto esse dinheiro na Santa Casa para que eles também possam participar. O município sozinho não consegue, mais de 70% do atendimento da Santa Casa vem do interior então o Estado tem um papel importante para ajudar nesse repasse.
Greve dos médicos
“Ontem (8) nós tivemos uma reunião com o sindicato dos médicos que durou mais de 6 horas e graças a Deus chegamos a um acordo e vamos conseguir devolver as gratificações que foram retiradas. A partir de hoje (9) os médicos começam a atender de 30% a 50% nas unidades de 24 horas. Na segunda-feira (11) eles farão uma reunião, uma assembléia geral para poder decidir a continuidade da greve, mas acredito a decisão será favorável e terça-feira (12) finaliza tudo”, espera o secretário.
“sem culpa”
“Nem o prefeito Gilmar Olarte (PP) e nem o secretário de saúde quiseram essa situação. Ninguém quis cortar o salário de ninguém, só que a situação econômica está difícil. O fundo municipal caiu 25%, o ICMS que era 23% foi para 21%, a arrecadação caiu, os repasses federais estão paralisados e a crise é nacional, não é só Campo Grande. O Brasil todo está passando por essa fase e tudo isso afetou o tesouro que paga essas contas, por isso estamos passando por essa situação que será passageira”, diz Jamal de forma otimista.
Campanha de vacinação
A campanha de vacinação iniciou-se no último dia (5) e segue até o dia 22 de maio. Foram recebidas mais de 12 mil doses de vacinas e a expectativa que o “Dia D” consiga imunizar pelo menos 80%, tendo 185 mil pessoas como público-alvo.


