Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Rural Segunda-feira, 27 de Outubro de 2008, 08:37 - A | A

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2008, 08h:37 - A | A

Tecnologia permite produção de diesel de cana-de-açúcar

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A cana-de-açúcar já é utilizada em larga escala no Brasil para a produção de álcool combustível. Até 2010, a cana deve tornar-se matéria-prima para mais um combustível renovável, um tipo de diesel. A nova tecnologia foi desenvolvida pela empresa norte-americana Amyris em sociedade com a Votorantim e a Usina Santa Elisa, de Sertãozinho (SP).

A meta de produção é de 400 milhões de litros no primeiro ano e um bilhão de litros até 2012. A idéia é que a produção aumente e ganhe espaço mundial gradativamente, com custo igual ou inferior ao do diesel feito à base de petróleo. O custo inicial do barril está previsto para US$ 60.

O processo de produção é muito parecido com o do álcool combustível. A única modificação é que a levedura (fungo microscópico) que fermenta os açúcares da cana e secreta o álcool tem seu DNA geneticamente modificado para secretar diesel.

Além da não dependência do petróleo para a produção de combustíveis, o diesel de cana-de-açúcar tem a vantagem de ser bem menos poluente. Enquanto o biodiesel de óleos vegetais e o diesel de petróleo têm uma mistura de diversas substâncias, o diesel feito à base de cana tem apenas o farneceno. A substância é uma molécula com 12 átomos de carbono que tem todas as propriedades essenciais do diesel de petróleo, mas nenhuma das indesejadas.
(Fonte: Folha de Londrina)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS