Segunda-feira, 20 de Maio de 2024



Rural Terça-feira, 23 de Dezembro de 2008, 08:14 - A | A

Terça-feira, 23 de Dezembro de 2008, 08h:14 - A | A

Sul do Estado registra perdas de 15% na safra da soja

Da Redação (JG)

As perdas nas lavouras de soja no Sul de Mato Grosso do Sul podem chegar a 15%. Nestas áreas as perdas já são irreversíveis. Em algumas áreas localizadas, como em Fátima do Sul e Vicentina, por exemplo, a estiagem já comprometeu 50% das lavouras, segundo produtores da região.

O consultor de agronegócio Ângelo Ximenes, explica as áreas mais atingidas pelas perdas são as lavouras de soja precoce e semi-precoce, que estão em fase de floração.

“Em muitas áreas nestas condições nem que chova vai resolver o problema, já é irreversível a perda”, garante, lembrando que no geral, a estiagem já comprometeu até 15% das lavouras. Ele acredita que as perdas não devem chegar a 20% no Sul do Estado, já que acredita que poderá chover nos próximos dias.

A soja plantada em ciclo normal, por enquanto, não está sendo afetada e se chover nos próximos dias, não corre risco de perdas.
Em Dourados a chuva que caiu no domingo chegou a 9.4 milímetros, segundo a Embrapa Agropecuária Oeste. As chuvas têm sido localizadas, portanto, em algumas áreas choveu muito pouco, em compensação em outras, a precipitação foi maior, como é o caso de Itahum, onde choveu cerca de 40 milímetros neste final de semana, segundo Ximenes.

O engenheiro agrônomo e produtor rural, Luiz Carlos Paya, diz que na região de Fátima do Sul e Vicentina, que juntas plantam 15 mil hectares, a seca já comprometeu, em média, pelo menos 50% das lavouras de soja em caráter irreversível. Em algumas áreas as perdas chegam a 100%, segundo ele. Em poucas áreas as chuvas são esporádicas.

Ele informou que existem produtores que contam com seguro agrícola em casos de perdas. Outros financiaram a safra com recursos próprios. No entanto, a situação mais dramática é dos produtores que financiaram a safra e que contavam com o retorno da produção para começar a pagar o empréstimo.

Previsão

Em Dourados esta previsto chuva de até 17 milímetros nesta semana. Em Fátima do Sul, o instituto também prevê chuva que deve chegar a 17 milímetros, principalmente na quinta-feira.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS