Campo Grande 00:00:00 Domingo, 11 de Maio de 2025


Rural Quinta-feira, 20 de Novembro de 2008, 14:38 - A | A

Quinta-feira, 20 de Novembro de 2008, 14h:38 - A | A

Stephanes vai negociar mudanças para linha de crédito agrícola

Da Redação

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, prometeu negociar com a área econômica do governo alterações no texto da Resolução 3.637 do Banco Central, que cria uma linha de crédito de R$ 500 milhões para refinanciamento das dívidas de investimento dos produtores rurais. A informação é do deputado Homero Pereira (PR-MT), que reuniu-se ontem com Stephanes para discutir a viabilidade da linha. "A maioria dos produtores, os que realmente precisam, seria preterida pelas instituições devido à falta de garantias adicionais a oferecer", disse Pereira.

O deputado informou há pouco que o ministro disse que defende o fim da exigência de apresentação de garantias adicionais para o agricultor de Mato Grosso que aderir à linha de refinanciamento para as dívidas que venceram no dia 15 de outubro. De acordo com Pereira, o ministro também disse que vai defender que seja utilizado o mesmo contrato do financiamento para a negociação da nova carteira.

Na reunião, o ministro informou, ainda, que o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, irá baixar instrução normativa ainda esta semana para que os bancos recebam todas informações para iniciar a operacionalizar o crédito. Os recursos serão repassados pelo banco.

O limite deste financiamento é de até 40% da prestação de 2008, prevista anteriormente à renegociação e ainda não amortizada, dos programas de investimento agropecuários no âmbito do BNDES, inclusive Finame Agrícola Especial. O produtor terá prazo de até três anos para amortizar a dívida, sendo a primeira parcela com data de vencimento em 2009. (Fonte: Agênica Estado)
.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS