O fortalecimento do núcleo de criadores do cavalo pantaneiro, raça conhecida pela rusticidade e por ser a única que se adaptou ao ambiente úmido e quente do pantanal, é a meta da nova diretoria do Sindicato Rural de Corumbá.
O município se destaca como um dos principais núcleos de criadores da raça, que vêm tendo sucesso nos leilões, com preços acima de R$ 30 mil.
O produtor José Benedito de Arruda Boabaid, que assumiu o núcleo de criadores em Corumbá, disse que o cavalo pantaneiro tem sido o carro-chefe das exposições e que Mato Grosso do Sul já conta com um rebanho expressivo. “Vamos implementar o criatório, incentivando novos associados”.
A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pantaneiro (ABCCP), em Poconé (MT) foi criada em 1972 para preservar a espécie que estava em extinção. Atualmente há 5 mil animais cadastrados na associação.
O dirigente informou que os criadores de Corumbá estarão presentes no leilão da Expogrande, participando com cerca de 20 animais. A feira, segundo ele, é uma oportunidade para divulgar a raça e o trabalho que está sendo realizado no município.
Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)