Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022, 19:15 - A | A

Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022, 19h:15 - A | A

Atenção

Semagro reúne produtores rurais para explicar pagamento por serviços ambientais

Evento acontece na cidades de Bonito e Jardim onde está localizados nas bacias do rio Formoso e Prata

Elaine Silva
Capital News

Arquivo/Portal MS

Rio Formoso

Rio Formoso

Com duas reuniões no dia 19 e no dia 20, em Bonito e Jardim, os técnicos da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar)  vão se reunir com os proprietários rurais de imóveis localizados nas bacias do rio Formoso e do Rio da Prata. O evento é para  tirarem dúvidas sobre o programa de pagamento por serviços ambientais implantado na região. 

 

Importante lembrar que os produtores não terão qualquer custo para aderir ao programa. Pelo contrário, receberão apoio técnico na elaboração e acompanhamento do projeto. E caso venham a desistir da iniciativa em qualquer momento, também não sofrem nenhum tipo de penalidade.

 

O programa PSA Uso Múltiplo Rios Cênicos Formoso e Prata oferece prêmios em dinheiro para quem executar serviços ambientais na área delimitada ao longo dos leitos dos dois rios. Conforme a Semagro, o valor total disponibilizado é de R$ 942.849,85, recursos do Funles (Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados), que é gerido pela Semagro.

 

“Ficou estabelecido um teto de R$ 27 mil por propriedade, independentemente do tamanho. Claro que para se chegar ao valor que será destinado como forma de pagamento por serviços ambientais serão considerados o atendimento a vários indicadores, todos atrelados a ações que visem o uso correto do solo e propiciem melhoria em todo ecossistema, sobretudo das águas”, disse o superintendente de Ciência, Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS