Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 25 de Junho de 2026


Rural Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2012, 11:05 - A | A

Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2012, 11h:05 - A | A

Projeto PAIS auxília agricultor familiar a produzir com tecnologia

Larissa Almeida - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A estrutura do PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável) foi montada no Showtec 2012 para auxiliar o produtor rural com poucos recursos financeiros, à investir em tecnologia visando a sustentabilidade da sua produção.

Conforme explicou o Consultor do Sebrae, Élio Sussumu Kokehara, o PAIS funciona desde 2005 auxiliando os pequenos produtores da agricultura familiar: “A estrutura do projeto funciona com um galinheiro no centro da plantação, que produz compostos para adubar a produção de hortaliças e outras culturas, como milho e arroz, com um sistema de irrigação por gotejamento. A horta também conta com plantas medicinais como arruda e hortelã, que servem como repelente”.

“Um galinheiro com 10 galinhas e um galo produz adubo para 900 m² de plantação. Trabalhamos muito com adubação verde também, que funciona como barreira sanitária”, ressaltou o consultor, informando que já existem 350 unidades do PAIS instaladas em Mato Grosso do Sul.

“A prefeitura local ajuda o produtor por meio da Agraer e nós oferecemos treinamento. O Programa já funciona em 8 cidades: Campo Grande, Sidrolândia, Jaraguari, Bandeirantes, Nioaque, Miranda, Três Lagoas e Terenos. Na região do Bolsão vão ser instaladas outras unidades dentro dos próximos três anos”, disse Kokehara.

Clique na imagem para acessar a galeria

Consultor do Sebrae Élio Kokehara explica como é a estrutura do PAIS
Foto: Larissa Almeida/Capital News

O PAIS é um projeto de tecnologia social, que reúne técnicas , instrumentos e processos de baixo custo, como uma nova alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar. A estrutura do projeto baseia-se na produção de hortaliças, frutas e ervas medicinais de forma agroecológica, a fim de evitar o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fundação Banco do Brasil, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a Fundação MS são os realizadores do PAIS.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS