Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 26 de Junho de 2026


Rural Terça-feira, 08 de Outubro de 2013, 07:40 - A | A

Terça-feira, 08 de Outubro de 2013, 07h:40 - A | A

Processamento de soja cai no Brasil

Gabriel Kabad - Capital News (www.capitalnews.com.br)

As exportações da soja em grão têm atingido patamares recordes em 2013. Os embarques são impulsionados pelo valor em dólar recebido pelo exportador nacional, que é o maior da história. Este cenário, por sua vez, resultou em disputa pela soja no mercado interno e também num dos menores volumes processados pela indústria brasileira nos últimos anos.

De janeiro a setembro deste ano, o Brasil exportou 40,6 milhões de toneladas de soja em grão, volume 23,4% acima do embarcado em todo o ano de 2012. Nos nove meses de 2013, os embarques geraram receita de US$ 21,6 bilhões, 23,9% a mais que no agregado de 2012. O preço médio de exportação em 2013 é de US$ 32,02 a saca de 60 kg, o maior da história.

Contudo, no mercado interno, o processamento da soja está bem abaixo da média. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) apontam que, de fevereiro a agosto de 2013, foram processadas apenas 18,2 milhões de toneladas de soja em grão, o menor volume desde 2006.

A menor disponibilidade interna de derivados, por sua vez, deve favorecer uma reação nos preços, especialmente nos de farelo de soja, informou o Centro de Pesquisas Econômicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo.
 

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS