Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 29 de Março de 2021, 08:54 - A | A

Segunda-feira, 29 de Março de 2021, 08h:54 - A | A

Desenvolvimento

Pesquisadores de MS desenvolvem primeira vacina contra carrapato bovino

Se aprovado, o imunizante poderá ser comercializada em todo país

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

boi, nelore

Órgãos reguladores aprovaram a patente do imunizante

A presença de carrapatos nos rebanhos bovinos brasileiros ocasionam em um ano prejuízo de cerca de US$ 3.2 bilhões, apesar desses índices alarmantes ainda não existe nenhuma vacina contra o ácaro comercializada no Brasil. Com objetivo de mudar este cenário, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte) de Mato Grosso do Sul, desenvolveram em parceria com um laboratório farmacêutico, uma patente que poderá ser a primeira vacina contra o carrapato em circulação no país.

 

Os pesquisadores são coordenados pelo doutor em biologia molecular, Renato Andreotti, segundo o especialista a eficácia comprovada da vacina é de 69%, e possui dose reforço que deverá ser aplicada a cada 6 meses. “Por ser um dos estados com maior rebanho bovino do país, justifica-se o investimento em pesquisa e inovação na pecuária, visto que esta atividade está diretamente ligada à economia de MS. Esta vacina só foi possível graças ao trabalho de todos os pesquisadores envolvidos, estudantes de pós-graduação da UFMS, e investimentos do CNPQ e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Semagro e da Fundect”, destacou o pesquisador via assessoria.

 

Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio do Nascimento Ferreira ressalta que a nova vacina irá proporcionar o desenvolvimento em diferentes segmentos agropecuários. “No ambiente da fazenda, o uso desta vacina garantirá uma significativa melhora da produtividade, além da redução de pesticidas e consequente contaminação ambiental. E o mais importante, com a diminuição do número destes vetores teremos um produto final com ainda mais qualidade”, enfatizou via assessoria.

 

Conforme divulgado, o depósito de patente da vacina contra o carrapato bovino foi aprovado e deverá chegar ao mercado brasileiro em breve.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS