Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 26 de Junho de 2026


Rural Domingo, 25 de Agosto de 2013, 07:35 - A | A

Domingo, 25 de Agosto de 2013, 07h:35 - A | A

Paridade de exportação do milho será reduzida, informa a Seprotur

Gabriel Kabad - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Atendendo a demanda da cadeia produtiva do milho, a paridade de exportação para o grão negociado nos leilões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) será reduzida de 63% para 50%. A decisão foi anunciada na quinta-feira (23) pelo governo do Estado em reunião na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), com a presença do secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller. A paridade é equivalência entre o percentual comercializado com e sem tributação.

Nos primeiros leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), a paridade praticada era de 63%, ou seja, para cada mil quilos de milho exportado sem a incidência de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) o vendedor deveria comprovar a venda no mercado tributado de 630 quilos. Com a modificação estabelecida ontem a equivalência passa a ser de 50% no mercado tributado para cada quilo exportado.

Fora dos leilões da Conab, a equivalência é de 100%, o que significa que as empresas exportadoras são condicionadas a pagar ICMS sobre a mesma quantidade enviada ao exterior. A isenção de ICMS nas operações de exportação de produtos primários é prevista pela lei Kandir.

Na terça-feira (27), a Conab realizará mais um leilão Pepro e irá ofertar 1,5 milhão de toneladas de milho, sendo que deste total cem mil toneladas são do Mato Grosso do Sul. No leilão do dia 20, Mato Grosso do Sul comercializou 95,45% das 100 mil toneladas ofertadas.
 

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS