O secretário de Estado de Obras Públicas e de Transporte, Edson Giroto, esteve na manhã deste sábado (12) na Estância Esmeralda, município de Corumbá, onde participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção da ponte de madeira sobre o rio Nabileque, na rodovia MS-243. Giroto representou o governador André Puccinelli, que não conseguiu chegar ao local devido ao mau tempo.
O Pantanal do Nabileque é uma das sub-regiões que mais sofre com as cheias do rio Paraguai e a pecuária de corte é a sua principal atividade econômica, com cerca de um milhão de reses.
A ponte, que terá o nome do pecuarista pantaneiro Marcelo Figueiredo, falecido neste ano, será construída com madeira em vigamento simples, no ramal da MS- 243, na Baía do Jatobá. A plataforma terá 198 metros de extensão e o investimento destinado à obra é de R$ 1.027.383,29, através do programa MS Forte, com recursos próprios.
O secretário e sua equipe (SEOP e Agesul) foram recebidos pelo proprietário da Estância Esmeralda, Jacinto Honório Silva Neto, e pelos produtores rurais da região. José Geraldo de Freitas, membro da União dos Produtores do Pantanal do Nabileque (UPPAN) e da Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO) elogiou a iniciativa do governo do Estado: “A construção dessa ponte representa a redenção da região. O Nabileque é uma ilha, formada por dois rios (Nabileque e Paraguai). A ponte é uma reivindicação de mais de 50 anos, que somente agora foi atendida.”
“O atual governo está investindo pesado em infra-estrutura no Estado todo e o governador André Puccinelli é o primeiro que está olhando pela nossa região, juntamente com o deputado estadual Jerson Domingos. Este é um dia histórico! Estamos muito gratos com esta obra, pois teremos mais segurança para investir na produção.”, afirmou Freitas.
Rejane Figueiredo, também membro da UPPAN, e seu filho, Marcelo Figueiredo Filho, de 20 anos, estiveram presentes na solenidade. A ponte terá o nome do marido dela, o pecuarista pantaneiro Marcelo Figueiredo, falecido neste ano: “É uma grande emoção recebermos essa homenagem, pois meu finado marido era um pantaneiro de alma, que sempre trabalhou por esse pantanal e por essa ponte.”
“Agora nosso filho, Marcelo, assumiu as responsabilidades do pai como produtor e demonstra o espírito pantaneiro, dando continuidade ao trabalho do pai e preservando o ambiente. Seremos muitos beneficiados com esta obra, pois os produtores antes não tinham certeza de conseguir atravessar o rebanho antes da cheia. Agora, depois da construção, vamos poder comercializar o gado sem medo de perdas na produção. Agradeço em nome de todos os produtores a possibilidade da terceira geração de minha família ter condições de dar continuidade ao trabalho dos mais antigos”, disse Rejane, emocionada.
A ordem de serviço para construção da ponte de madeira sobre o rio Nabileque foi assinada pelo secretário Edson Giroto, pelo coordenador de Manutenção da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), João Afif Jorge, e pelos pecuaristas Jacinto Honório Silva Neto e José Geraldo de Freitas.
MS Forte
No intuito de integrar a planície pantaneira ao sistema produtivo do Estado, além da ponte citada acima e da ponte de concreto sobre o rio Taquari, interligando o Pantanal da Nhecolândia e o do Paiaguás, inaugurada recentemente, o governo do Estado tem investido na recuperação de estradas, com vistas a facilitar o transporte e, principalmente, o escoamento da produção.
Na região do Pantanal do Nabileque, trechos críticos da MS-243 receberam patrolamento e limpeza das bordas da estrada (desde o entroncamento com a BR-262, na Fundação Bradesco, até a Fazenda Jatobá, com 99 quilômetros de extensão). O trecho da MS-195 (continuação da MS-243), que liga a fazenda Jatobá até o Passo da Júlia, no Rio Nabileque, com 45 quilômetros de extensão, também foi recuperado. Os recursos vieram do Fundersul e os serviços foram realizados neste semestre.
Outras ações de grande relevância para o desenvolvimento são a pavimentação da rodovia Bonito-Bodoquena (MS-178) e da rodovia Alcinópolis-Figueirão (MS-436). De modo geral, o governo do Estado está investindo R$ 1,1 bilhão em pavimentação e recapeamento de rodovias, construção de contornos e acessos urbanos e R$ 80 milhões na recuperação de asfalto nas cidades. O asfalto facilita o escoamento da produção, gera riquezas e estreita distâncias, valorizando os municípios e proporcionando qualidade de vida à população.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

