Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 21 de Julho de 2025


Rural Segunda-feira, 10 de Outubro de 2022, 16:12 - A | A

Segunda-feira, 10 de Outubro de 2022, 16h:12 - A | A

Novas Técnicas

Novo método da Embrapa será tema do Mercado Agropecuário desta segunda-feira

consultor da Famasul farante que técnica pode melhorar a eficiência do produtor

Juliana VB
Capital News

Divulgação

“Poupa Terra” será um dos temas discutidos em simpósio sobre gases de efeito estufa

Tema será abordado pela Embrapa

O assunto do programa  desta segunda-feira (10), aborda um novo método apresentado por pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, sobre introduzir a EM (Estação de Monta) na rotina de manejo da bovinocultura de corte pode proporcionar 31% de aumento na margem bruta da atividade na pecuária que visa concentrar as atividades reprodutivas bovinas em um único período do ano.

 

Além de concentrar os partos, as operações de desmama, vacinações e vermifugações, a EM geralmente ocorre entre a primavera e o verão, entre os meses de outubro e março, quando se observa disponibilidade de forragem em quantidade e qualidade, isso será apresentado no #MercadoAgropecuário.

 

O consultor técnico do Sistema Famasul, Gabriel Sales, detalha que, ao implementar a tecnologia, o produtor pode melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho e contribuir para ganhos de produtividade das matrizes. “Em Mato Grosso do Sul, monitoramos a eficiência de produção das matrizes pela relação bezerro por matriz, que em 2010 era 0,63 e no ano passado alcançou 0,81 bezerro por matriz, um aumento de 28,57%”.

 

As técnicas utilizadas neste período são a monta natural ou inseminação artificial, podendo ser em tempo fixo ou não. O método utilizado deve ser escolhido por meio de um bom planejamento reprodutivo, onde são estabelecidas estratégias de manejo para aumentar a eficiência, melhorando o controle e o gerenciamento do rebanho. “O produtor rural passa a conhecer melhor suas matrizes e reprodutores, possibilitando a identificação de fêmeas de melhor desempenho reprodutivo, a fertilidade de touros e sêmen”, explica via assessoria Gabriel.

 

A duração da estação de monta é de aproximadamente três meses, que pode variar de acordo com as características ambientais, sistema de produção, quantidade de matrizes e tamanho da área de pastagem, que é fundamental para proporcionar às matrizes condições nutricionais adequadas.

“Implantar a EM é ótima ferramenta para melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho e, para se ter sucesso, sempre ficar atento ao manejo nutricional de todas as categorias animais, capacitação da equipe, avaliação ginecológica das fêmeas e da qualidade do sêmen dos reprodutores, para evitar o comprometimento nos índices reprodutivos na propriedade”, finaliza o consultor.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS