O produtor rural Nilton Pickler assume a presidência interina da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), a partir do dia 1º de janeiro de 2015. O anúncio foi feito pelo atual presidente, Eduardo Riedel, que no próximo ano se afastará do cargo para ser secretário de Governo e Gestão Pública, na gestão de Reinaldo Azambuja no governo do estado.
De acordo com o site O Correio News, o anúncio de transição de comando da entidade foi feita em assembléia extraordinária realizada nesta quarta-feira (17), na sede da Federação, na presença de 53 presidentes de sindicatos rurais do Estado.
"A decisão de me afastar da presidência da Famasul foi discutida amplamente com a diretoria da entidade e entendida como positiva. Nós seguiremos os trâmites regimentais e estatutário que é do vice-presidente assumir a partir do dia 1º de janeiro a nossa Federação", afirmou o atual Presidente.
Riedel ressaltou que, mesmo legalmente possível, não conciliará a função de Secretário e Presidente da classe. "O afastamento é imprescindível. Não é impeditivo do ponto vista legal, mas do ponto de vista prático, de condução, eu não me sentiria nada confortável de ser representante setorial e de Estado. O representante desta Casa [Famasul] tem que ser totalmente independente".
O presidente que assume a Famasul, Nilton Pickler, comandou o Sindicato Rural de Bonito por três mandados antes de assumir a vice-presidência da entidade no mandado de Riedel, em 2012.
Em sua primeira fala depois de anunciado oficialmente interino da Federação, ressaltou o desafio “gigantesco de substituir alguém como Riedel”, fazendo referência ao futuro Secretário de Governo do Estado como uma liderança incontestável, reconhecida no país e fora dele. “O setor agro perde a exclusividade de uma liderança, mas o Estado ganha a grandeza e dinamismo de um administrador que certamente muito contribuirá para a gestão do novo Governo”, finalizou.