Campo Grande 00:00:00 Sábado, 12 de Outubro de 2024


Rural Segunda-feira, 05 de Agosto de 2024, 15:53 - A | A

Segunda-feira, 05 de Agosto de 2024, 15h:53 - A | A

Sustentabilidade

Mato Grosso do Sul lidera celebrações do Dia Nacional do Campo Limpo com ações sustentáveis em oito cidades

Evento destaca a importância da logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas no estado e em todo o Brasil

Vivianne Nunes
Capital News

Em sua 20ª edição, o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) destaca o compromisso unificado do setor agro na busca por atividades mais sustentáveis, com Mato Grosso do Sul à frente das celebrações. Com o tema "Comemorando juntos as conquistas de todos", o evento visa reconhecer os impactos positivos do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. No estado, atividades serão promovidas em oito cidades: Campo Grande, Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

Durante a semana de 12 a 16 de agosto, mais de 100 cidades em todo o Brasil realizarão atividades comemorativas, celebrando os resultados de destinação ambientalmente correta. Em 2023, 53,2 mil toneladas de embalagens foram destinadas de forma adequada, graças à colaboração entre agricultores, indústria, revendedores e poder público.

O DNCL é organizado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade gestora do Sistema Campo Limpo. Desde 2002, o programa destinou mais de 754 mil toneladas de embalagens vazias de forma ambientalmente correta, contribuindo para a redução de 1,05 milhão de toneladas de CO2 emitidas.

Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, enfatiza a importância do DNCL para o setor agropecuário brasileiro. "O Instituto é, na prática, o ESG do agro. Esta celebração não apenas reforça o trabalho de toda a cadeia produtiva, mas também consolida o Brasil como líder global na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas", afirmou.

O DNCL Portas Abertas proporcionará à comunidade a oportunidade de conhecer de perto as práticas sustentáveis adotadas pelas centrais de recebimento. Palestras educativas em escolas e homenagens aos agricultores destacarão o papel fundamental desses profissionais na reciclagem e conservação ambiental.

Weider Santana, coordenador Regional de Operações do inpEV, destaca a importância das atividades: "As diversas atividades realizadas para marcar a data representam uma oportunidade para a comunidade conhecer de perto o trabalho do Sistema Campo Limpo. Além de aumentar a conscientização, ampliam a participação de todos em nosso programa, auxiliando no cuidado com o meio ambiente e na manutenção do campo limpo."

Durante a 20ª edição, as atividades mobilizarão mais de 100 mil pessoas em ações envolvendo autoridades, agricultores e a comunidade em geral. As centrais participantes promoverão visitas de alunos e comunidade, ações voltadas para estudantes de ensino fundamental e universitários, além de homenagens aos agricultores.

Este ano, o inpEV também firmou uma parceria com a Green Eletron, principal gestora brasileira de logística reversa de eletrônicos e pilhas. Moradores de Campo Grande (MS) e Piracicaba (SP) poderão descartar produtos eletroeletrônicos de uso doméstico, como computadores, impressoras, telefones, geladeiras, TVs, carregadores e pilhas gastas.

Agenda

Campo Grande:
13 e 14/08/24 - Estacionamento do Crea-MS, Rua Sebastião Taveira, 268, São Francisco.

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, baseado no princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva. O programa atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o país.

O inpEV, fundado há mais de 20 anos, é a entidade gestora do SCL, regulamentado pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. Composto por mais de 160 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal de distribuição e agricultores, o inpEV é uma instituição sem fins lucrativos que promove a sustentabilidade e a destinação correta de resíduos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS