A União pode comprar terras com até 10 alqueires. A informação é do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi repassada a Vander Loubet (PT), segundo o deputado federal. O Capital News entrou em contato, via telefonema, com o parlamentar. Um alqueire paulista é estimado em 2,4 hectares (cerca de 24 mil metros quadrados).
Vander disse que em Brasília, na sexta (19), Lula o chamou e afirmou que queria que ele e a bancada federal de Mato Grosso do Sul agilizassem as discussões para tentar sanar o problema dos conflitos entre fazendeiros e indígenas, como o Capital News já informou (veja em notícias relacionadas).
“Ele me chamou e pediu para nós formularmos um projeto. Ele me disse que até 10 alqueires ele está disposto a pagar. Acontece que não pode pagar por terras e sim pelas benfeitorias, mas, pediu que nós formulássemos um projeto”, explica Vander.
O pedido de Lula, assim como já noticiamos, foi feito durante reunião dia 19 em Brasília (DF), quando comitiva formada por produtores rurais convidaram Lula e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para a abertura da 72ª Expogrande.
Na noite de hoje (22), Vander e a Acrissul têm reunião com os fazendeiros para ajudar a identificar a quantidade de terras necessárias e indicar para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (de Incra).
A reunião será no auditório da Acrissul, às 20h, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
20/02/2010 - 09:15
Lula pede que Acrissul e bancada federal mobilizem fazendeiros para resolver problemas de terras indígenas