Sexta-feira, 24 de Maio de 2024


Rural Sábado, 06 de Dezembro de 2008, 07:01 - A | A

Sábado, 06 de Dezembro de 2008, 07h:01 - A | A

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Extensionista Rural

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Será comemorado neste sábado (6) em Mato Grosso do Sul, assim como em vários estados, o Dia Nacional do Extensionista Rural. No Estado, a instituição responsável pelas ações de assistência técnica e extensão rural é a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), onde atuam mais de 200 extensionistas. Estes profissionais são responsáveis pela prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares, tradicionais, indígenas, quilombolas, assentados e pescadores artesanais, totalizando mais de 59.000 famílias assistidas.

O dia 6 de dezembro já vem sendo comemorado há muitos anos pelos extensionistas rurais. A data representa um marco para o trabalho destes profissionais, uma vez que em 6 de dezembro de 1948 surgiu no Brasil a Associação de Crédito e Assistência Rural de Minas Gerais (Acar-MG), primeira instituição de extensão rural do país.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), atualmente no Brasil existem 16.600 extensionistas rurais, distribuídos em 4.596 municípios.

Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, a data é muito importante por se tratar de uma dia de homenagem e valorização ao trabalho do extensionista rural. “Todas as ações de tecnologia, inovação e arranjo produtivo são repassadas aos produtores por meio do extensionista. Por isso considero este profissional como o instrumento mais importante do sistema de produção e geração de renda hoje no Brasil”, conclui Roldão.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS