Foram liberados pelo Governo Federal R$ 370,8 milhões para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comprar trigo, milho, feijão e café neste mês. A compra será para realizar a Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM), por meio de Aquisição do Governo Federal (AGF) e Contratos de Opção. A decisão é da comissão interministerial formada por representantes da Fazenda, Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Banco do Brasil, que se reuniu no início deste mês.
Para a AGF, serão destinados R$ 141,5 milhões, sendo R$ 71,2 milhões para a compra de trigo nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo; R$ 38,5 milhões para milho em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo e R$ 31,8 milhões para feijão no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Na modalidade de Contrato de Opção serão R$ 157,2 milhões para aquisição de café nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Parte dos recursos, R$ 72,2 milhões, será destinada a despesas como transporte e armazenagem.
Pela PGPM, o governo compra excedentes de produtos do mercado, tendo por base o preço mínimo definido para cada produto. Com esse mecanismo, as distorções de preços pagos ao produtor são corrigidas para garantir o sustento da renda, além de remuneração mínima da colheita.
Com informações do Min. da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Conab
Por: Ana Maria Assis (www.capitalnews.com.br)
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

