Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 14 de Agosto de 2026


Política Terça-feira, 23 de Junho de 2026, 13:05 - A | A

Terça-feira, 23 de Junho de 2026, 13h:05 - A | A

Luto

Ex-governador Marcelo Miranda morre aos 87 anos em Campo Grande

Engenheiro, ex-prefeito da Capital e ex-governador de Mato Grosso do Sul estava internado há cerca de 20 dias após quadro de pneumonia

João Gabriel Vilalba
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Faleceu na manhã desta quarta-feira (23), aos 87 anos, o ex-governador de Mato Grosso do Sul e ex-prefeito de Campo Grande, Marcelo Miranda. Segundo familiares, ele enfrentava problemas de saúde e estava internado há cerca de 20 dias no Hospital Unimed, na Capital, após ser diagnosticado com pneumonia.

De acordo com a família, Marcelo Miranda também enfrentava complicações relacionadas aos rins e ao coração. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.

• Saiba mais sobre a morte de Marcelo Miranda

Trajetória política

Formado em Engenharia em Uberaba (MG), Marcelo Miranda ingressou na vida pública após receber convite de Pedro Pedrossian e Levy Dias para disputar a Prefeitura de Campo Grande.

À frente da administração municipal entre 1977 e 1978, criou o Projeto Cura, programa voltado à realização de investimentos em diversas áreas da infraestrutura urbana, incluindo abastecimento de água, pavimentação e construção de escolas.

Arquivo Histórico de Campo Grande (ARCA)

Mato Grosso do Sul completa 38 anos de emancipação política

Presidente Ernesto Geisel assinando a Lei Complementar nº 31 em 11 de outubro de 1977, que oficializou a criação do estado de Mato Grosso do Sul

Com a criação de Mato Grosso do Sul, assumiu o comando do Estado entre 1979 e 1980, período em que participou do processo de estruturação administrativa da nova unidade federativa.

Durante sua gestão, promoveu a implantação de uma linha de transmissão de energia elétrica de aproximadamente 400 quilômetros entre Campo Grande e Corumbá, incentivou a criação de 15 municípios e investiu na pavimentação de rodovias estratégicas para o desenvolvimento regional.

Arquivo ALEMS

Ex-governador Marcelo Miranda morre aos 87 anos em Campo Grande

Ex-governador Marcelo Miranda caminha ao lado de Londres Machado, primeiro presidente da ALEMS, na rampa da Assembleia Legislativa

Marcelo Miranda também participou de importantes obras de infraestrutura, entre elas a construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá, localizada entre Três Lagoas (MS) e Castilho (SP).

Posteriormente, atuou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), contribuindo para a implantação de um amplo programa que resultou na abertura de cerca de 4.500 quilômetros de estradas vicinais, consideradas fundamentais para a integração e o desenvolvimento de diversas regiões do Estado.

Reconhecido por sua atuação na política e na engenharia, Marcelo Miranda deixa um legado ligado à consolidação da infraestrutura e da administração pública de Mato Grosso do Sul.

• Leia também:
MS 34 anos: “Aceitar a nomeação para governar o novo Estado foi um erro”, diz Marcelo Miranda

Deurico/Arquivo Capital News

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS