Frigoríficos de Mato Grosso do Sul podem estar “simulando” crise financeira para conseguir isenção tributária e outros benefícios. O alerta é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Campo Grande e Região, Rinaldo de Souza Salomão. “Esse quadro de crise dos frigoríficos no Estado está muito estranho. Algo não está cheirando bem!”, diz ele.
O sindicalista afirma que apesar de ser favorável à tão desejada por todos os segmentos da economia, a reforma tributária, e de incentivos especiais tanto do governo federal como estadual aos frigoríficos que estão atravessando dificuldade com a falta de gado para abate, ele diz que passou a suspeitar de que “alguma coisa” não está certa quando a crise se prolongou e atingiu até mesmo o setor de exportação. Pois, pelo conhecimento que possui sobre mercado, os abates continuaram para a venda com o comércio externo e os preços estão cada vez mais atrativos, “pois carne é um gênero de primeiríssima necessidade, aqui ou lá fora”, diz.
Rinaldo Salomão sugere que o governo investigue mais profundamente essa crise que ameaça agora o fechamento de novos frigoríficos no Estado. Para ele, até mesmo a demissão de centenas de funcionários pode ser uma “manobra” de frigoríficos para sensibilizar o governo a baixar a guarda tributária e outras “regalias e mordomias” dadas a esse segmento econômico.
O sindicalista lembrou também que a imprensa tem noticiado nas últimas semanas que as exportações de carne aumentaram não só em Mato Grosso do Sul como nos demais Estados da Federação. “Ora, se aumentaram as exportações, como alegar crise?”, comenta. Rinaldo disse ainda que os estabelecimentos que abastecem o mercado interno, “estes sim, não temos dúvida, estão atravessando um período muito difícil com a escassez de oferta de gado para abate”. (Assessoria)
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.


