Impulsionar a recuperação global por intermédio das cooperativas” este é o lema da campanha dos 30 anos da OCB/MS e do Dia Internacional do Cooperativismo que serão comemorados na próxima sexta-feira, dia 3 de julho. Neste dia, cooperativas de todo o Estado estarão reunidas no encontro das Frentes parlamentares nacional e estadual, que acontecerá na Assembléia Legislativa.
O encontro tem com o objetivo de fortalecer o cooperativismo e sua representação política no Estado. O encontro faz parte do Programa Brasil- Frencoop/OCB que visa estimular a aproximação entre lideranças cooperativistas e políticas, e o fortalecimento de frentes representativas do setor nos órgãos políticos. O Ministro Reinold Sthefanes da Agricultura e o Governador do Estado, André Pucinelli, parlamentares das Frentes do Congresso Nacional e do Estado, lideres do cooperativismo como Roberto Rodrigues e Marcio Freitas, além é claro de todos os presidentes das cooperativas de Mato Grosso do Sul estarão presentes no evento onde também será entregue o I Prêmio OCB/MS de Jornalismo.
Frente Parlamentar de apoio ao Agronegócio e Cooperativismo
Em agosto de 2007 foi consolidada e em 18 de março de 2009 aconteceu a publicação em Diário Oficial da formação da Frencoop/MS composta por 16 dos 24 deputados estaduais do Estado. A frente, organização supra-partidária, tem como missão principal ser a voz do agronegócio e cooperativismo no legislativo estadual, atuando como interlocutora nas ações e projetos de leis que promovam o seu desenvolvimento.
Para o idealizador da frente, Deputado Estadual Reinaldo Azambuja (PSDB), a Frencoop MS representa a inclusão do cooperativismo no cenário político, ajudando os parlamentares a terem uma ação mais firme em relação aos empreendimentos cooperativos. “A formação desta bancada foi de fundamental importância para que pudéssemos unir forças e trabalhar as demandas do setor produtivo, setor este que move a economia de nosso Estado”.
De Mato Grosso do Sul, compõe a Frencoop Nacional: Senadora Marisa Serrano (PSDB), representante do Ramo Educacional, Deputado Federal Dagoberto Nogueira (PDT), representante do Ramo do Trabalho, Deputado Federal Waldemir Moka (PMDB), 2º Coordenador Adjunto, Senador Valter Pereira (PMDB), Deputado Federal Antonio Carlos Biffi (PT), Deputado Federal Antônio Cruz (PP), Deputado Federal Geraldo Resende (PMDB), Deputado Federal Nelson Trad (PMDB), e Deputado Federal Waldir Neves (PSDB).