A Feira do Leite acontece entre os dias dois e cinco de dezembro, em Iguatemi. Em seu segundo ano de realização, o evento se torna a maior expressão de um setor que vem crescendo no município, tanto em volume de produção, quando em lucros.
Somente nos últimos três anos, a produção aumentou quatro mil toneladas. Os resultados da produção municipal de 2008, divulgada Agraer (Agencia de Desenvolvimento Agrário) revela que o município produziu nove mil toneladas de leite. No ano seguinte, em 2009, a produção aumentou em dois mil tonelas, chegando a 11 mil toneladas. Para este ano, a projeção é a mesma: mais dois mil toneladas, atingindo assim 13 mil toneladas ao ano. No estado, Iguatemi só perde para o município de Itaquirai em volume de produção.
Para o coordenador municipal da Agraer, Emerson Medeiros, o aumento no volume de produção se deve a dois fatores. O primeiro é o aperfeiçoamento das técnicas de manejos, por parte dos produtores. Técnicas aprimoradas, que vem sendo implantada durante os últimos anos, vêm garantindo mais qualidade e produção por cabeça de vaca. Emerson considera os investimentos em projetos de fomento, por parte do governo, o segundo fator que elevou a produção.
Em Iguatemi, o leite já se apresenta como a principal economia para a Agricultura Familiar. Entre os 450 assentados, da Reforma Agrária, a produção de leite é a principal fonte financeira, chaga a 85% das famílias.
E os preços?! Vão muito bem, obrigado! Iguatemi é a cidade onde melhor se comercializa o leite no estado. Conforme a ASPLAN (Associação dos Produtores de Leite do Assentamento Auxiliadora), no ano passado, o preço médio de comercialização do litro de leite foi de R$ 0,62; enquanto que no estado, a média foi de R$ 0,49. É importante ressaltar que o Mato Grosso do Sul é o estado onde pior se paga pelo litro de leite. A média nacional gira entorno dos R$ 0,60. Se considerássemos essa média, Iguatemi não obteria destaque.
TORNEIO LEITEIRO
Toda produção será colocada a prova durante o Torneio Leiteiro, que acontece durante a Feira do Leite. Os produtores terão a oportunidade de demonstrar seu potencial produtivo concorrendo a R$ 12 mil em prêmios que serão entregues pelos organizadores aos campeões de produção.
A veterinária Chaiana Schröser, coordenadora do torneio, explica que a competição tem início no dia 02, com o esgotamento do ubre dos animais. “Assim nivelamos a produção de todos os animais” explicou. Serão cinco ordenhas; os três primeiros animais que mais produzirem nas quatro raças será premiado (1º lugar: R$ 900 + troféu, 2º lugar: R$ 500 + medalha, 3º lugar: R$ 350 + medalha)
Chaiana ressalta que este ano poderão participar quatro raças: Jersey, Holandesa, Girolanda e Jersolandia. Acontecerá ainda o torneio de julgamento das raças, com premiação aos dois animais que mais se identificam nas raças Jersey, Holandesa, Girolanda. O primeiro lugar receberá R$ 400 e o segundo R$ 300. Os produtores que se inscreveram até o meio dia do dia 29, receberá o transporte, oferecido pela unidades da Agraer em toda a região. O GTA e a nota do animal ficara por conta do produtor. O Torneio tem o objetivo de demonstrar além do potencial produtivo, a interação dos produtores. Com a troca de conhecimento e experiência entre os produtores” ressaltou Chaiana Schröser.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

