Devido a quebra da safra de cana-de-açúcar, a estimativa de produção do etanol no Brasil reduziu em 30 mil barris por dia em 2011 e em 20 mil barris por dia em 2012. A estimativa de produção total de combustíveis no país é de 2,2 milhões de barris por dia neste ano e de 2,4 milhões no próximo.
Os dados são do relatório mensal sobre o setor,divulgado nesta terça-feira (13), pela Agência Internacional de Energia (AIE). Ainda de acordo com a AIE, a demanda por petróleo no Brasil para este ano também foi rebaixada, pois a economia brasileira tem mostrado sinais de desaceleração.
Depois que os resultados de junho se mostraram mais fracos do que o esperado, a AIE reduziu a estimativa de consumo no país em 20 mil barris de petróleo por dia em 2011, para 2,787 milhões - um pouco acima dos 2,733 milhões de 2010. A expectativa para 2012, de 2,876 milhões de barris por dia, não foi alterada.
Em junho, a demanda por derivados de petróleo cresceu 1,3%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho foi puxado principalmente pela alta de 10,2% no uso de querosene de aviação.
O consumo de gasolina subiu 1,1% no período, em razão da alta dos preços do etanol. Problemas com a safra e o aperto na oferta de etanol, mesmo com o aumento de importação dos Estados Unidos, levaram o governo a decidir pela diminuição da mistura de álcool à gasolina, de 25% para 20%, a partir de 1º de outubro. (Com informações do Canal Rural)