Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Rural Quarta-feira, 04 de Março de 2009, 18:43 - A | A

Quarta-feira, 04 de Março de 2009, 18h:43 - A | A

Corumbá e Ladário são oficializadas na ZAV

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (4) a portaria 1.758, que altera o documento de criação da Zona de Alta Vigilância (ZAV), localizada na fronteira entre Mato Grosso do Sul e os dois países vizinhos.

Até então, a ZAV era composta por 11 municípios, que fazem fronteira com o Paraguai. Com a nova portaria, Corumbá e Ladário também são incluídos na área de proteção especial, ampliando as ações severas de cobertura do trânsito e da vacinação do gado para a área fronteiriça com a Bolívia.

A ZAV fica composta pelos municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, e agora, Corumbá e Ladário.

Criada em janeiro de 2008, a Zona de Alta Vigilância é uma região onde as ações de fiscalização do gado, tanto no trânsito como em ações de vacinação, são mais severas. Isso se deve aos focos de febre aftosa registrados em 2005, em alguns municípios do sul do Estado.

Em julho do ano passado, Mato Grosso do Sul recuperou o status de área livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Já no começo deste ano, técnicos da União Européia visitaram propriedades para verificar as condições sanitárias e ampliar o comércio de carne bovina in natura entre o Estado e o bloco econômico.

Vacinação

Também no Diário Oficial desta quarta-feira (4), a Iagro definiu o calendário de vacinação contra a febre aftosa para 2009. Nas duas etapas, o período foi antecipado em, aproximadamente, 30 dias.

A primeira etapa acontece de 1° de abril a 15 de maio, com a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade. Já a segunda parte da vacinação deve acontecer entre 1° de outubro a 15 de novembro, também todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade.

Na vacinação de 2008, foram imunizados cerca de 21 milhões de cabeças de gado em todo o Estado. Após a vacinação, os produtores tem o prazo de 15 dias para informar à Iagro. (Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS