Arquivo/Capital News
Exportação de leite e derivados para aquele país poderá ter incremento de cerca US$ 45 mi por ano
Em decisão, anunciada nesta quarta-feira (9) pela ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) durante entrevista coletiva, representará incremento de ao menos US$ 45 milhões em exportações ao ano.
A negociação para a abertura desse mercado se prolongava desde 1996, disse a ministra. A partir de agora, empresas brasileiras interessadas em vender lácteos para o país asiático já podem pedir sua habilitação.
“Depois de propormos uma remodelagem do nosso certificado sanitário internacional e fazermos algumas alterações, tivemos essa ótima notícia por parte da China”, comemorou a ministra, destacando também a habilitação de 13 novas plantas de lácteos para a Rússia.
Com acesso aos mercados russo e chinês, o Brasil passará a exportar para os dois maiores consumidores de produtos lácteos do mundo, assinalou a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio, Tatiana Palermo.
A China importou no ano passado US$ 6,4 bilhões em lácteos (1,8 milhão de toneladas), o que representa 14% de todas as importações do produto no mundo. Já na Rússia, foram US$ 3,4 bilhões (1,1 milhão de toneladas), o equivalente a 7% do total mundial.
As importações mundiais de lácteos somaram 12,5 milhões de toneladas em 2014, sendo que o Brasil participou com apenas 0,7% (83,7 mil toneladas). “O país tem potencial para alavancar esses números”, observou a ministra, explicando que o aumento das exportações poderá beneficiar os produtores nacionais, que sofrem todos os anos com oscilações de preço.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.
