O comitê científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) manteve nesta quinta-feira-feira (29) o status do Brasil de risco insignificante para a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou mal da " vaca louca" – doença neurodegenerativa que afeta o gado bovino. O Brasil detém o reconhecimento desde 2012.
“Mesmo após o caso atípico da doença registrado no Mato Grosso as autoridades internacionais reconheceram o trabalho sanitário robusto desenvolvido no Brasil. Hoje foi reiterado que a situação ocorrida não representa risco à saúde pública”, disse o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, acrescentando que a manutenção do status só foi possível graças ao trabalho desenvolvido por fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e dos órgãos estaduais de defesa agropecuária.
O Brasil também obteve o certificado de país livre da peste dos pequenos ruminantes (como ovinos e caprinos), doença que causa febre e diarreia. De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques, nunca houve o registro da enfermidade no país.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.
