O Paraguai encerrou o estado de emergência sanitária declarado em setembro devido ao foco de febre aftosa encontrado no departamento de San Pedro a cerca de 150 quilômetros da fronteira com Mato Grosso do Sul.
A informação é do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai (SENACSA, sigla em espanhol).
A decisão foi aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas Para Agricultura e Alimentação (FAO) e órgãos de defesa sanitária agropecuária do país.
O último passo para encerrar o estado de emergência foram observações veterinárias e exames laboratoriais dos animais que estão na região. Os resultados foram negativos para a febre aftosa.
O Paraguai vem aos poucos recuperando mercados para exportação de produtos de origem bovina.
No início do mês, o Ministério da Agricultura do Brasil autorizou a retomada das importações de carne bovina fresca e desossada provenientes do Paraguai.
Embora San Pedro, não faça fronteira com MS, o governo estadual, com a ajuda da União, redobrou cuidados para evitar a entrada da doença em território sul-mato-grossense.
O Estado ampliou o rigor nas barreiras sanitárias.
(Com informações da Scot Consultoria)
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

