Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 25 de Junho de 2026


Rural Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2011, 07:22 - A | A

Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2011, 07h:22 - A | A

Após aftosa, Paraguai encerra estado de emergência sanitária

Valdelice Bonifácio - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Paraguai encerrou o estado de emergência sanitária declarado em setembro devido ao foco de febre aftosa encontrado no departamento de San Pedro a cerca de 150 quilômetros da fronteira com Mato Grosso do Sul.

A informação é do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai (SENACSA, sigla em espanhol).

A decisão foi aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas Para Agricultura e Alimentação (FAO) e órgãos de defesa sanitária agropecuária do país.

O último passo para encerrar o estado de emergência foram observações veterinárias e exames laboratoriais dos animais que estão na região. Os resultados foram negativos para a febre aftosa.

O Paraguai vem aos poucos recuperando mercados para exportação de produtos de origem bovina.

No início do mês, o Ministério da Agricultura do Brasil autorizou a retomada das importações de carne bovina fresca e desossada provenientes do Paraguai.

Embora San Pedro, não faça fronteira com MS, o governo estadual, com a ajuda da União, redobrou cuidados para evitar a entrada da doença em território sul-mato-grossense.

O Estado ampliou o rigor nas barreiras sanitárias. 

(Com informações da Scot Consultoria)

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS