Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 24 de Julho de 2019, 10:08 - A | A

Quarta-feira, 24 de Julho de 2019, 10h:08 - A | A

Novos horizontes

Abertura do mercado Chinês poderá impactar positivamente economia de Mato Grosso do Sul

Brasil poderá exportar itens como leite em pó e queijo para a China

Elaine Silva
Capital News

Deurico/Capital News

Ministra fala sobre “esgotamento” dos recursos para FCO

Atualmente, há 1,2 milhão de pequenos produtores de leite no Brasil

Após o anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que a China abriu mercado para os produtos lácteos brasileiros. Os chineses habilitaram 24 estabelecimentos brasileiros para exportação de produtos como leite em pó e queijo, o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul (Silems). Milene Nantes, avalia que o essa novidade deve impulsionar a retomada da produção interna e regular os preços para a indústria laticínia em Mato Grosso do Sul.

“A partir do momento que houver um aquecimento entre as indústrias brasileiras maiores, que já processam estes produtos autorizados a entrar na China, aumentará a demanda pelo leite de Mato Grosso do Sul. Desta forma, os produtores serão mais bem remunerados, e a produção local de leite local, que caiu bastante, será normalizada, beneficiando diretamente toda cadeia produtiva, os produtores, a indústria e o consumidor”, explica a presidente do Silems, Milene Nantes. De acordo com a assessoria a medida deve aquecer a produção das indústrias da região Sudeste, aumentando a demanda por leite, inclusive o sul-mato-grossense, e movimentando toda a cadeia produtiva

Segundo Tereza, a abertura do mercado irá impulsionar a cadeia produtiva do leite. "Acho que é uma notícia excepcional para o setor leiteiro que passa por um momento muito difícil, sem esperança. E isso traz esperança para a indústria de leite [..] A expectativa de reabrir e receber e melhorar o leite de Mato Grosso do Sul é grande com esta notícia”, relatou a ministra em relação a reabertura do laticínio Lactalis, em Terenos (MS), que está desativada desde 2017.

A ministra também antecipou apenas que, entre os produtos que poderão ser exportados, estão os "não fluídos", como leite em pó, queijos e leite condensado.

Indústria do leite em MS
Atualmente, 22 estabelecimentos processam leite em Mato Grosso do Sul, e outros 59 estão registrados na atividade “fabricação de laticínios”, segundo o Radar Industrial da Fiems. Em 2018 os laticínios do Estado processaram 104,4 milhões de litros de leite, indicando queda de 12% em relação a 2017, quando foram processados 118,5 milhões de litros.

No primeiro trimestre de 2019 foram processados 29,9 milhões de litros de leite pelos laticínios sul-mato-grossenses, indicando queda de 4% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram processados 31,3 milhões de litros de leite.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS