Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Reportagem Especial Quarta-feira, 21 de Junho de 2023, 07:00 - A | A

Quarta-feira, 21 de Junho de 2023, 07h:00 - A | A

Reportagem Especial

Terceira idade: Os desafios do mercado de trabalho

Número de demissões de idosos é maior do que o de contratação nos últimos dois anos

Renata Silva
Especial para o Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Foto ilustrativa de relógio, horário de verão

..

Com o aumento da expectativa de vida, envelhecer com qualidade e dinheiro no bolso são desafios cada vez mais presentes na sociedade. Por isso muitos idosos estão adiando a saída do mercado de trabalho, no entanto conseguir um emprego é mais difícil do que se imagina.

Entre os motivos que dificultam a colocação dessas pessoas está o fato de terem de competir com os trabalhadores jovens, muitas vezes mais qualificados, além de enfrentarem a estigmatização social. Essa realidade ainda é mais evidente na faixa etária acima dos 65 anos.

Um levantamento divulgado pela Fundação Social do Trabalho Campo Grande com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged mostram que nos últimos dois anos o número de idosos demitidos é maior que o admitido em Campo Grande. A análise foi feita com os anos de 2021 e 2022.

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de Ciat, carteira de trabalho, emprego, desemprego

..

Em 2021 foram 374 admissões e 609 demissões deste perfil de trabalhador, logo foram 235 postos de trabalhos perdidos. No ano seguinte, foram 505 admissões e 710 desligamentos, o que resultou no saldo negativo de menos 205 postos para trabalhadores com mais de 65 anos.

Para os especialistas, as dificuldades financeiras das famílias é um dos motivos para os idosos continuarem no mercado ou voltarem ao trabalho. No entanto, a substituição do trabalhador mais experiente para o mais jovem contratado com salário menor é uma das explicações sobre o número de demissões ser maior que o de contratação, que se intensificou na pandemia.

Na pandemia, essa atitude se intensificou. Embora muitas empresas já tenham adotado a prática de contratarem idosos, algumas ainda se mantêm resistentes a essa prática. O Capital News listou três principais benefícios ao contratar um profissional acima dos 60 anos de idade.

1. Experiência profissional e experiência de vida
O público da terceira idade são, na maioria das vezes, pessoas sábias. Além da experiência profissional, também têm inteligência emocional, o que pode positivamente na empresa.

2. Disponibilidade de horário
Pessoas com mais de 60 anos estão, em sua maioria, com mais tempo livre, o que nem sempre é uma realidade dos mais novos. O empregador ganha com isso.

3. Comprometimento e responsabilidade
Geralmente ao contratar um profissional da terceira idade, o mercado terá um funcionário dedicado e comprometido com os resultados da corporação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS