Reprodução/Ascom
O vice Barbosinha cumpriu agenda presidencial ao lado do presidente Lula em Três Lagoas
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (25), com agendas em Três Lagoas e Ponta Porã, gerou repercussão no cenário político estadual após a ausência do governador Eduardo Riedel (PP) nos principais compromissos com o chefe do Executivo federal.
Em Três Lagoas, Lula participou da retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), paralisada há mais de 12 anos e considerada estratégica para a política nacional de fertilizantes e para o desenvolvimento econômico regional. Já em Ponta Porã, o presidente participou da entrega de títulos de domínio a 2.837 famílias assentadas no Assentamento Itamarati, além da cerimônia de modernização dos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã.
A ausência de Riedel foi observada em meio à relevância dos anúncios federais realizados no Estado. No período da tarde, durante o evento em Ponta Porã, o governador também não participou, o que chamou bastante atenção.
Segundo a agenda oficial, Riedel cumpriu compromissos em Santa Rita do Pardo e Bataguassu. Antes de cumprir agenda oficial, participou do velório da ex-deputada estadual Grazielle Machado, em Campo Grande, antes de seguir para o interior do Estado.
Na saída do velório, o governador foi questionado pela imprensa sobre a não participação na agenda presidencial em Três Lagoas e limitou-se a responder: “não é momento para falar disso”.
UFN3
Ricardo Stuckert / PR
25.06.2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita às instalações da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados de Três Lagoas, da Petrobras, na BR-158, Km 301, em Três Lagoas - MS
A retomada da UFN3 é considerada uma das principais iniciativas da política de fertilizantes no país. Paralisada há mais de 12 anos, a obra é vista como estratégica para reduzir a dependência externa e impulsionar a economia regional.
Em janeiro deste ano, o governador havia afirmado que a unidade entrava em fase decisiva para retomada, com expectativa de avanço do processo de contratação das empresas responsáveis pela conclusão do empreendimento. A obra foi incluída no Plano de Negócios 2026–2030 da Petrobras, com previsão de conclusão até 2029.
Agenda do governador
Conforme a agenda oficial, em Santa Rita do Pardo foram entregues obras de reforma e ampliação na Escola Estadual José Ferreira Lima, além da iluminação pública ornamental do anel rodoviário entre as rodovias MS-040 e MS-338. Também foi entregue a pavimentação da MS-040, no trecho entre Santa Rita do Pardo e Brasilândia.
Em Bataguassu, a programação incluiu visita à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), na MS-395, e a entrega da ampliação do sistema de esgotamento sanitário. O governo também anunciou novas obras de habitação, pavimentação e drenagem no município.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.
