Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025


Política Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025, 14:45 - A | A

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025, 14h:45 - A | A

Alems aprova projetos sobre saúde, direitos trabalhistas e cargos no Judiciário

Destaque ficou por conta do PL que reconhece portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência no Estado

Flávio Veras
Capital News

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovaram, na sessão ordinária desta quinta-feira (28), cinco projetos de lei em diferentes fases de tramitação. As propostas tratam de temas que vão desde o reconhecimento de direitos a pessoas com fibromialgia até a criação de cargos no Judiciário.

Em redação final, foi aprovado o Projeto de Lei 157/2024, do deputado Lucas de Lima (sem partido), que reconhece portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência no Estado. O texto assegura a esse grupo os mesmos direitos e garantias já previstos na legislação e segue agora para sanção do Executivo.

A votação gerou manifestações em plenário. Lucas de Lima afirmou que o objetivo foi dar visibilidade a uma condição marcada por dores crônicas e pouco reconhecida. Deputados como Professor Rinaldo Modesto (Podemos) e Pedro Kemp (PT) também destacaram a relevância da proposta, ressaltando que a doença, por ser considerada “invisível”, gera dificuldades diárias pouco compreendidas pela sociedade.

Em primeira discussão, os parlamentares aprovaram dois projetos que ainda voltarão ao plenário. O primeiro, de autoria de Gleice Jane (PT), cria o Dia Estadual de Luta pelos Direitos das Empregadas e Empregados Domésticos, em referência à Lei Complementar 150/2015, conhecida como “Lei das Domésticas”, sancionada há dez anos. O segundo, apresentado pelo Executivo, revoga parte da Lei Complementar 303/2022 para alinhar regras de transação de créditos tributários inscritos em dívida ativa às mudanças trazidas pela Lei nº 6.438/2025.

Já em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 170/2025, do Poder Judiciário, que cria novos cargos em sua estrutura funcional. O texto também segue para sanção.

Na mesma sessão, em discussão única, foi aprovado o Projeto de Lei 27/2025, do deputado Caravina (PSDB), que concede o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

Além das votações, o presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), destacou a conquista do prêmio de “Excelência em Inovação e Eficiência em Administração Pública” pelo programa estadual MS Ativo. O reconhecimento deverá ser registrado em Moção de Congratulação proposta pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS