Campo Grande 00:00:00 Sábado, 12 de Julho de 2025


Judiciário Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 11:27 - A | A

Quarta-feira, 09 de Julho de 2025, 11h:27 - A | A

Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul

Plataforma evita ações judiciais por vagas escolares em Mato Grosso do Sul

Ferramenta do TJMS já solucionou 118 casos em Campo Grande

Viviane Freitas
Capital News

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul lançou, no fim de maio, uma plataforma digital para mediar conflitos sobre matrícula e transferência de alunos na rede pública, buscando evitar ações judiciais. A iniciativa é do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos) e tem como foco a cidade de Campo Grande, onde, em seu primeiro mês de funcionamento, recebeu 191 pedidos.

Desse total, 118 já foram resolvidos e outros 73 seguem em andamento, dentro do prazo de atendimento. Com isso, o sistema evitou que essas demandas fossem encaminhadas à Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso, reduzindo o número de ações judiciais e agilizando o acesso à educação.

A plataforma foi idealizada pela juíza Katy Braun do Prado e coordenada pelo desembargador José Ale Ahmad Netto. O projeto contou com o apoio da Defensoria Pública, da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Secretaria de Comunicação do TJMS, permitindo que pais, tutores e defensores públicos façam os pedidos diretamente pelo site do Tribunal.

Além de reduzir a burocracia, a ferramenta proporciona atendimentos especializados, promovendo o diálogo entre as famílias e o poder público. A proposta é garantir, de forma mais rápida e eficiente, que crianças e adolescentes ingressem ou permaneçam nas instituições de ensino.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS