Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 02 de Julho de 2025


Judiciário Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 16:05 - A | A

Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 16h:05 - A | A

Mato Grosso do Sul

Bandeirantes realiza eleições suplementares neste domingo com quase 7 mil eleitores aptos

Três chapas disputam comando da Prefeitura após inelegibilidade de Álvaro Urt (PSDB)

Elaine Oliveira
Capital News

A cidade de Bandeirantes, a 81 km de Campo Grande, volta às urnas neste domingo (6) para escolher um novo prefeito e vice-prefeito em eleições suplementares. A votação ocorre das 7h às 16h, horário de Mato Grosso do Sul, e será acompanhada pela 34ª Zona Eleitoral, com apuração logo após o encerramento da votação.

O novo pleito foi convocado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarar inelegível Álvaro Urt (PSDB), que havia vencido o primeiro turno da eleição de 2024 com 38,45% dos votos válidos. A decisão do TSE foi tomada em 29 de maio, com base na reprovação de contas do ex-prefeito em uma gestão anterior.

Quem vota e como votar?

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), 6.948 eleitores estão aptos a participar do pleito. Os locais de votação permanecem os mesmos usados nas eleições regulares.

Para votar, é necessário apresentar documento oficial com foto. Também é possível usar o e-Título, desde que a foto esteja disponível no aplicativo.

Candidatos e chapas

Três chapas disputam o comando da Prefeitura de Bandeirantes. Todos os nomes já participaram da eleição de 2024:

Tatiane Maria Miyasato (MDB) disputa a prefeitura com a vice Elaine Montanha (PP). Miyasato foi vereadora e vice de Álvaro Urt em 2024. A chapa é apoiada pelos partidos MDB, PP, PRD e PSB.

A coligação Juntos por Bandeirantes traz o ex-vereador Celso Abrantes (PSD) como candidato a prefeito e Marinho Serpa (PL) como vice. Abrantes ficou em segundo lugar nas eleições de 2024, com 1.692 votos (31,17%). A coligação reúne PSD, PL, Republicanos, PDT e Podemos.

A coligação Renova Bandeirantes tem Flávio Paiva (DC) como candidato a prefeito, com Rosângela Zanata (Agir) como vice. A substituição de vice foi necessária após Marcelo Severo (Agir), inicialmente indicado, ser declarado inelegível por não ter prestado contas da campanha em 2024. Severo havia ficado em último lugar na eleição passada, com apenas 31 votos (0,57%).

O atual prefeito interino é o presidente da Câmara, Marcelo Abdo (PP), que não concorre nesta eleição.

A eleição suplementar de Bandeirantes reforça a importância do voto consciente e do respeito à legislação eleitoral, enquanto a população volta às urnas para definir quem comandará o Executivo municipal até 2028.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS