Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 18 de Julho de 2024


Executivo Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 18:26 - A | A

Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 18h:26 - A | A

Preocupação Ambiental

Sociedade civil e ONGs se unem ao governo de Mato Grosso do Sul para combater incêndios no Pantanal

Ação conjunta envolve capacitação e planejamento contínuo para proteger o bioma

Vivianne Nunes
Capital News

Para contribuir no combate aos incêndios florestais no Pantanal, ONGs, entidades do terceiro setor e sociedade civil destacam a união e o trabalho conjunto realizado ao lado do Governo de Mato Grosso do Sul. Essa ação coletiva envolve articulação, capacitação, investimentos e planejamento dos próximos passos para proteger este bioma tão importante ao Brasil e ao mundo.

O trabalho conjunto é feito de forma contínua e começou com ações e planos de prevenção. Reativado desde 2017, o Comitê do Fogo é um dos espaços coletivos que tem a participação de todos esses entes (Poder Público e sociedade) para promover discussão, monitoramento, avaliação e prevenção aos incêndios florestais.

O diretor-executivo do SOS Pantanal, Leonardo Gomes, ressaltou que o momento é de unir esforços e que esta parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul é fundamental. "Este é um ano especialmente preocupante em função da seca, mas o que temos diferente em relação a 2020 é a preparação, os recursos e pessoas capacitadas para responder à altura. O uso eficiente dos investimentos é que vai fazer a diferença", comenta.

Gomes lembrou que este planejamento para combater os incêndios florestais no bioma não foi feito apenas agora, mas sim com uma articulação anual. "As ações não param, principalmente dentro do Comitê do Fogo, com as câmaras técnicas, preparação, prevenção e capacitações. O objetivo agora é integrar os trabalhos para ter velocidade na articulação e em ações mais rápidas".

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS