Proprietários rurais do Pantanal, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que tiveram suas propriedades impactadas por incêndios florestais, agora podem acessar linhas de crédito diferenciadas junto ao FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). A medida foi aprovada na reunião ordinária do Condel (Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste), realizada na última quarta-feira (11), com o objetivo de impulsionar a recuperação econômica e ambiental dessas áreas.
Divulgação
O crédito será oferecido com condições diferenciadas para proprietários que comprovem prejuízos devido aos incêndios.
O vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a importância da medida. “Estamos comprometidos em apoiar o Pantanal e os produtores rurais que enfrentam os desafios das queimadas e estiagem. As propostas visam oferecer soluções concretas, como financiamentos acessíveis e prazos estendidos, para que possam se reerguer de forma sustentável”, afirmou.
O crédito será oferecido com condições diferenciadas para proprietários que comprovem prejuízos devido aos incêndios. O financiamento abrange desde a recuperação de pastagens e infraestrutura rural até a compra de insumos, beneficiando, sobretudo, a pecuária local. Os produtores podem contar com prazos de até 12 anos para quitação, incluindo três anos de carência, com taxas de juros subsidiadas.
As cartas-consulta para acesso ao crédito serão apresentadas ao Banco do Brasil, operador do FCO, que junto à Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) realizará as adequações necessárias para a liberação dos financiamentos.