Como parte das ações para enfrentar a crise hídrica na reserva indígena de Dourados, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou nesta segunda-feira (23) dois caminhões-pipa para abastecimento nas aldeias Jaguapiru e Bororó. Os veículos, com capacidade de 15 mil litros cada, foram adquiridos com recursos estaduais e emenda do deputado federal Geraldo Resende, totalizando R$ 1,5 milhão, e repassados ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).
A entrega oficial ocorreu na escola Guateka, na Aldeia Jaguapiru, com a presença do vice-governador Barbosinha e dos secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Viviane Luiza (Cidadania). Barbosinha destacou que a medida é paliativa e que a solução definitiva depende da ativação de dois poços perfurados pelo Governo nas aldeias, prevista para os próximos dias.
“A reserva indígena de Dourados é mais populosa que 46 municípios do Estado e vive uma situação crítica, enquanto a cidade de Dourados tem água abundante. Precisamos unir forças para resolver isso o quanto antes”, afirmou o vice-governador.
Em 2024, a Sanesul elaborou um projeto para construção de uma rede de captação e distribuição de água na reserva, com investimento garantido de R$ 53 milhões via emenda da bancada federal de MS para o orçamento da União em 2025.
A secretária Viviane Luiza reforçou a importância dos poços e anunciou mais uma perfuração para abastecer a escola indígena Guateka, visando evitar faltas às aulas por falta de água.
Lideranças das aldeias receberam os caminhões-pipa com esperança. Ramão Fernandes, capitão de Jaguapiru, comemorou a chegada dos veículos que facilitarão o acesso à água potável. Reinaldo Arevalo, capitão de Bororó, agradeceu o compromisso do governo com as comunidades.
O deputado Geraldo Resende ressaltou que a entrega é um alívio emergencial, mas reforçou o compromisso de buscar soluções permanentes para garantir dignidade aos indígenas.
O DSEI ficará responsável pela gestão dos caminhões-pipa e pelo atendimento das comunidades.