Missão formada por representantes de entidades e parlamentares dos direitos humanos visitará as terras dos povos Avá-Guarani e Guarani Kaiowá a partir desta quarta-feira (11) até a sexta-feira (13), no oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul. As comunidades têm sofrido uma série de ataques nos últimos dois meses, incluindo ameaças, agressões e incêndios criminosos, de acordo com organizações da sociedade civil.
De acordo com infomrações divulgadas pela Agência Brasil, o objetivo da missão é prestar solidariedade, ouvir demandas das comunidades e buscar formas de combater a escalada da violência. Em agosto, houve confronto armado entre fazendeiros e indígenas Avá-Guarani na Tekoa Yhovy, em Guaíra (PR), resultando na hospitalização de seis pessoas.
A missão foi organizada pelo Coletivo de Solidariedade e Compromisso com os Povos Guarani, que inclui organizações como a Comissão Arns, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o MST e outras. Com apoio da Polícia Rodoviária Federal, o grupo visitará os municípios de Terra Roxa e Guaíra (PR) e Dourados (MS).