O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), iniciou a entrega de 4.380 quilos de sementes de feijão preto para a safra de 2025. A ação abrange as aldeias indígenas nos municípios de Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Nioaque, Aquidauana, Miranda, Porto Murtinho, Corumbá e Brasilândia.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Executiva de Agricultura Familiar de Povos Originários e Comunidades Tradicionais e terá continuidade ao longo da semana. As sementes foram adquiridas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar nas comunidades indígenas.
“Esta ação é um passo importante para garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas, contribuindo diretamente para a agricultura familiar”, destacou Humberto de Mello Pereira, secretário Executivo de Agricultura Familiar, dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais.
Além das entregas já realizadas, as comunidades indígenas Guarani Kaiowá também serão contempladas com as sementes de feijão nos próximos dias.
A ação visa não só a sustentabilidade das aldeias, mas também o fortalecimento da agricultura local, permitindo que as comunidades possam garantir a produção de alimentos essenciais para sua alimentação e comercialização.