Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 22 de Julho de 2025


Executivo Segunda-feira, 21 de Julho de 2025, 18:24 - A | A

Segunda-feira, 21 de Julho de 2025, 18h:24 - A | A

Interiro de MS

Expobel movimenta agronegócio e celebra 117 anos de Bela Vista

Governador destaca investimentos e potencial da Rota Bioceânica durante abertura da feira

Elaine Oliveira
Capital News

A 53ª edição da Expobel (Exposição Agropecuária de Bela Vista) foi aberta nesta sexta-feira (18) no Parque de Exposições Rio Apa, reunindo autoridades do Mato Grosso do Sul, do Paraguai e lideranças do agronegócio. O evento, que segue até 27 de julho, deve atrair cerca de 100 mil visitantes, movimentando a economia da região e celebrando os 117 anos do município. 

Bruno Rezende/Portal MS

Governador destaca investimentos e potencial da Rota Bioceânica durante abertura da feira

Governador Eduardo Riedel

Durante a cerimônia, o governador Eduardo Riedel destacou a importância da feira para o Estado. “Trata-se de uma exposição bastante tradicional no Estado, e Bela Vista tem uma importância econômica estratégica para Mato Grosso do Sul, e tem se modernizado, acompanhando o novo ciclo de desenvolvimento”, afirmou. O governador também visitou obras de infraestrutura em andamento no município e anunciou projetos de ligação com Caracol e melhorias na Estrada da Caeira.

Riedel ressaltou ainda o papel da Rota Bioceânica como impulsionadora do desenvolvimento local. “Bela Vista é um município tradicional, que nos últimos anos tem experimentado o avanço da agricultura. Agora, com a proximidade da Rota Bioceânica, esse desenvolvimento ganha uma nova dimensão”, completou.

O prefeito Gabriel Gerardo Boccia reforçou o papel do evento para o fortalecimento da cidade. “Iniciamos a maior Expobel da nossa história, celebrando também os 117 anos de emancipação política do município. Esta festa é resultado de um esforço coletivo, e seguimos unidos por uma Bela Vista cada vez melhor”, disse. Ele entregou ao governador o projeto de pavimentação da região da Brisa, orçado em mais de R$ 14 milhões. 

O evento contou com a presença do presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, que destacou avanços no Congresso, como a ratificação das terras de fronteira e a desburocratização do licenciamento ambiental. A presidente do Sindicato Rural de Bela Vista, Janaína Bonomini Pickler, agradeceu o apoio das bancadas federal e estadual e reforçou a importância da Expobel para o agronegócio. 

Outro destaque da abertura foi o lançamento do livro “Bela Vista, Princesinha do Apa”, da escritora Evelin Andino, que reúne relatos históricos e literários sobre o município.

Em relação ao aumento das tarifas de exportação impostas pelos Estados Unidos, o governador criticou a medida. “É importante lamentar profundamente a politização desse tema. Trata-se de uma questão econômica extremamente séria, não só para Mato Grosso do Sul, mas para todo o Brasil”, afirmou. Riedel disse que o Estado já acionou a bancada federal e participa das articulações nacionais para tentar reverter a decisão.

A Expobel reúne shows, rodeios, leilões, palestras, concurso gastronômico e parque de diversões. A feira também fortalece o intercâmbio cultural e comercial com a vizinha Bella Vista Norte, no Paraguai.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS