Campo Grande vai receber apoio técnico e financeiro do Ministério das Cidades para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos. O projeto deve atender cinco regiões da Capital consideradas mais vulneráveis a problemas urbanos e ambientais.
A proposta prevê a contratação de uma equipe técnica especializada pelo Governo Federal para identificar áreas de risco e apontar medidas preventivas. O foco será em locais sujeitos a alagamentos, deslizamentos e outras situações que possam ameaçar a segurança da população.
O plano servirá como instrumento de planejamento urbano para o município. A ideia é mapear os pontos mais vulneráveis da cidade e definir estratégias para reduzir impactos, fortalecer ações preventivas e melhorar a resposta em situações de emergência.
Segundo a prefeitura, a iniciativa busca antecipar problemas antes que eles se agravem. Com isso, o município pretende atuar de forma preventiva e evitar danos maiores causados por eventos climáticos e falhas na infraestrutura urbana.
As cinco regiões que receberão o estudo ainda serão definidas em conjunto entre a administração municipal e representantes da sociedade civil. A escolha levará em consideração as áreas com maior necessidade de intervenção e histórico de ocorrências.
De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Enéas Netto, o plano vai além de locais onde os riscos são visíveis. “Nem sempre uma área em que aparentemente não há perigo de desastre climático é uma região em que o risco está excluído”, explicou.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.


