Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025


Executivo Terça-feira, 05 de Agosto de 2025, 09:09 - A | A

Terça-feira, 05 de Agosto de 2025, 09h:09 - A | A

Mato Grosso do Sul

Barbosinha assume o comando durante missão de Riedel na Ásia

Governador visita Índia, Japão e Singapura para atrair investimentos e reforçar presença de MS no mercado internacional

Elaine Oliveira
Capital News

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), embarcou nesta segunda-feira (4) para uma missão oficial na Ásia, com o objetivo de atrair novos investimentos e reforçar a imagem do Estado como polo estratégico de desenvolvimento econômico. A agenda internacional se estende até 16 de agosto e, nesse período, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), assume interinamente o comando do Executivo estadual.

É a terceira vez em 2025 que Barbosinha ocupa o cargo de governador. Em janeiro, ele chefiou o Estado durante as férias de Riedel, entre os dias 2 e 13. Depois, em abril, assumiu novamente enquanto o titular cumpria agenda pessoal na Alemanha.

A missão começa por Mumbai, na Índia, onde o governador terá reuniões com representantes da indústria farmacêutica ACG, da UPL Fertilizantes e de grandes conglomerados como Tata Group, Aditya Birla — especializado em alimentos — e Mahindra, do setor de máquinas agrícolas. Riedel também terá audiência com o governador de Maharashtra e participará do Fórum LIDE, evento internacional que conecta lideranças políticas e empresariais.

No Japão, o foco será a Expo Osaka 2025 e a promoção de novas parcerias no setor industrial. Estão previstos encontros com executivos da Keidanren (Confederação Nacional da Indústria Japonesa) e dos grupos Sumitomo e Mitsui, já com histórico de investimentos no agronegócio sul-mato-grossense.

A última parada será em Singapura, onde Riedel se reunirá com o ministro do Comércio, Alvin Tan, e representantes de instituições estratégicas como a RGE — holding da Bracell, que mantém operações no Estado —, a MTAS (Associação dos Importadores de Proteína Animal), além dos fundos soberanos Temasek e GIC. A agenda também inclui reunião com a Enterprise Singapore, agência oficial de promoção de exportações e investimentos do país asiático.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS