Dez presos fugiram de delegacia na madrugada desta segunda-feira (23), em Aquidauana, depois de terem cavado um túnel dentro do banheiro. Os homens usaram o local onde estava instalado o vaso sanitário para escapar De acordo com as informações do site do jornal O Pantaneiro, a fuga teria ocorrido por volta das 2h e os iniciaram o trabalho de ronda ostensiva para a localização do grupo.
Ainda de acordo com o jornal local, os membros do grupo que conseguiu escapa foram identificados como Ademir Arroaba de Souza, Alex Bruno Fogaça, Jeferson Augusto, Josivaldo Arevalo Avalos, Marcos de Arruda Santana, Renato Correa, Tiago da Silva Rocha, Vinicius R. Rodrigues de Oliveira, Walerson Ozório e Walisson Renato G. Fernandes.
Em nota oficial sobre o caso, o Sinpol-MS, informou que esta é a quinta fuga de presos em delegacias do estado. De acordo com o presidente do sindicato, Giancarlo Miranda, as possibilidades de motim e fuga são constantemente informadas à Delegacia-Geral, à Sejusp e à Coordenadoria da Vara de Execuções Penais (Covep).
“Local de preso é no presídio. As delegacias são destinadas ao atendimento ao cidadão, vítima de crime e a estadia provisória de presos durante o período flagrancial. No entanto, uma situação temporária virou permanente e, agora, as unidades policiais viraram pequenos presídios, colocando em xeque a segurança dos cidadãos e dos servidores”, afirmou Giancarlo.
Em situações de fuga, o Sinpol alerta ainda para o risco de moradores e policiais serem tomados como reféns. “Em abril deste ano, um investigador foi rendido durante uma fuga ocorrida na delegacia de Eldorado. Já em 2016, outro investigador foi agredido com uma barra de ferro na cabeça e teve que passar por cirurgias. Será que as autoridades vão esperar mais uma tragédia acontecer para fazer a retirada dos presos das delegacias”, questiona Miranda, em comunicado oficial da entidade.