Motim na Unei Dom Bosco nesta segunda-feira (16) teve a fuga de 27 adolescentes, sendo que apenas um foi recapturado. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) informa que já abriu procedimento administrativo para averiguar os fatos, e que a rotina da unidade está sendo restabelecida.
Conforme nota oficial divulgada à imprensa, parte dos adolescentes fugiram pela porta da frente e parte pulou o muro. “A SAS informa que já abriu procedimento administrativo para averiguar os fatos, e que a rotina da unidade está sendo restabelecida”, diz o comunicado.
De acordo com os informações repassadas para o Capital News, os adolescentes planejaram emboscada para os agentes de segurança socioeducativos. Eles serraram as grades e os cadeados dos alojamentos, além de simular o espancamento de um dos internos.
Quando os agentes foram abrir a grade do pavilhão B, onde ficam 21 rapazes, para prestar socorro, foram surpreendidos. Os jovens pegaram as chaves do estabelecimento e o portão de acesso rápido. Após a fuga, equipes da Polícia Militar e do Batalhão de Choque foram chamadas para realizarem as buscas.
A Unei Dom Bosco tem 80 vagas e, antes da fuga, tinha 91 adolescentes. O quadro de servidores é de 59 profissionais. De acordo com a SAS o sistema socioeducativo tem atualmente 269 agentes.